Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 29 de Maio de 2024

Sidrolandia

Exames em São Paulo confirmam linfoma em presidente do Paraguai

Lugo foi informado pelos médicos sobre o resultado dos exames e reagiu "bem", de acordo com Perito. "(Lugo) está com espírito muito bom", disse.

Reuters/Brasil Online

11 de Agosto de 2010 - 13:38

Exames realizados pelo presidente paraguaio, Fernando Lugo, em São Paulo confirmaram a existência do linfoma que já havia sido detectado anteriormente em testes realizados no Paraguai, disse nesta quarta-feira um integrante de seu gabinete.

"Se confirma o que já se sabia. É um linfoma, certamente", disse a jornalistas o secretário-geral da Presidência do Paraguai, Miguel López Perito.

Lugo foi informado pelos médicos sobre o resultado dos exames e reagiu "bem", de acordo com Perito. "(Lugo) está com espírito muito bom", disse.

O presidente paraguaio chegou ao Brasil na tarde de terça-feira para realizar exames com o objetivo de obter uma "confirmação diagnóstica" dos testes realizados em seu país.

Lugo, de 59 anos, se submeteu na semana passada a uma cirurgia para a retirada de um gânglio na virilha, e uma biopsia realizada posteriormente indicou a existência de um linfoma maligno em estado inicial.

Mais cedo, o ministro das Comunicações do Paraguai, Augusto dos Santos, que acompanha o presidente, negou informações divulgadas por jornais paraguaios de que Lugo estenderia sua permanência no Brasil e que iniciaria tratamento com quimioterapia no país.

Segundo Dos Santos, Lugo deve receber alta do Hospital Sírio-Libanês na quinta-feira e voltar ao Paraguai.

"Não está recebendo nenhum tipo de tratamento, nem está previsto realizar nenhum tipo de tratamento", afirmou.

Em entrevista coletiva em Assunção, a ministra da Saúde do Paraguai, Esperanza Martínez, disse que, após a conclusão dos exames em São Paulo, "deve ser formada uma junta médica com os médicos paraguaios e seus colegas no Brasil para, depois, fazer um plano de trabalho".

"Ele (Lugo) se encontra em bom estado geral, está de bom humor, fazendo os exames com total normalidade, como havia sido planejado desde sua saída do país", acrescentou a ministra.

O hospital deve divulgar um boletim médico sobre o estado de saúde do presidente paraguaio na tarde desta quarta-feira e os médicos responsáveis por Lugo também devem conceder entrevista coletiva no final da tarde desta quarta.