Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Expo Nelore Mato Grosso do Sul já soma 500 animais inscritos para julgamento

Chamada anteriormente de Expoinel, a Expo Nelore MS, maior exposição da raça Nelore de Mato Grosso do Sul, será entre 13 e 23 de novembro

Assessoria de Imprensa

12 de Novembro de 2014 - 13:08

Criadores da raça nelore de Mato Grosso do Sul já inscreveram cerca de 500 animais para participarem do julgamento que integra a programação da Expo Nelore MS 2014. O evento que acontecerá entre os dias 15 e 23 de novembro, avaliará os animais de alta carga genética quanto a sua morfologia, produtividade, funcionalidade e padrão racial. Os julgamentos serão divididos em categorias e realizados no Terra Nova Eventos, em Campo Grande, saída para Rochedo.

Os pecuaristas que se dedicam à criação de nelore, raça mais difundida no país, têm até a próxima sexta-feira (14) para inscreverem os animais que participarão dos julgamentos da feira organizada pela Associação Sul-Mato-Grossense dos criadores de Nelore. “A Expoinel, como era chamada a feira anteriormente, reuniu em suas edições passadas cerca de cinco mil animais em exposição e para julgamento. Neste ano a pretensão é buscar o recorde em número de inscritos, expositores e faturamento”, destaca o presidente da Associação, Thiago Morais Salomão, ao lembrar que os leilões do ano anterior faturaram R$ 17 milhões.

A entrada dos animais no local do evento será entre 13 e 15 de novembro, na sequência, no dia 16, acontecerão às pesagens para que a partir do dia 17 inicie o julgamento, que terão os resultados finais divulgados no dia 23. “A alta carga genética desses animais o classificam como elite. Eles ganham destaque nacional pelo potencial que possuem de melhoramento do rebanho, transferindo características valorizadas que aumentam o potencial do plantel, a qualidade da carne e a lucratividade do produtor rural”, afirma o organizador do julgamento, Miguel Rudes.

Os animais inscritos serão divididos em 12 categorias: bezerra, novilha menor, novilha maior, fêmea jovem, fêmea adulta, progênie de mãe, bezerro, júnior maior, júnior menor, touro jovem, touro sênior e progênie de pai. Todos serão avaliados por três juízes técnicos que farão o ranking da raça nelore de Mato Grosso do Sul.

Expo Nelore MS

Chamada anteriormente de Expoinel, a Expo Nelore MS, maior exposição da raça Nelore de Mato Grosso do Sul, será entre 13 e 23 de novembro em Campo Grande/MS no espaço Terra Nova Eventos, Rodovia MS 080, KM2. A programação do evento envolve exposições de animais e materiais agropecuários, leilões em todos os dias do evento e o tradicional julgamento da raça. Com organização da Nelore MS, a edição de 2014 conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da SEDESC, e patrocínio da Ourofino agronegócio, Agroceres, Massey Ferguson e Mosena. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site www.nelorems.org .