Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 22 de Outubro de 2021

Sidrolandia

Fátima do Sul intensifica ações para combater a dengue

Em casos suspeitos imediatamente é realizado o bloqueio de casos, com uso de inseticida e eliminação dos focos num raio de nove quarteirões.

Fátima News

29 de Março de 2011 - 08:19

A prefeita Ilda Salgado Machado não tem medido esforços no combate a Dengue, dando todo o apoio necessário para intensificar as ações preventivas. Os Agentes de Combate as Endemias de Fátima do Sul tem realizado as ações de combate ao mosquito transmissor da doença através visitas domiciliares, orientando e sensibilizando os moradores, coletando focos e eliminando os criadouros encontrados, chamando a atenção para a responsabilidade de todos para o controle da Dengue, a cada quinze dias é realizados visitas aos pontos estratégicos do município (borracharias, ferros velho, cemitério e outros).

Em casos suspeitos imediatamente é realizado o bloqueio de casos, com uso de inseticida e eliminação dos focos num raio de nove quarteirões.

A dengue é uma doença febril, causada por vírus, através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado.  Pode ser considerada suspeita de dengue, a pessoa que apresentar: Febre, geralmente alta, com duração inferior a sete dias, acompanhada de pelo menos dos seguintes sintomas: cefaléia (dor de cabeça), dor retro-orbitária (dor no fundo dos olhos), mialgia (dores musculares), artralgia (dor nas articulações, prostração e exantema (manchas vermelhas).

A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação médica. Não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como Aspirina e AAS.

É importante que toda pessoa que apresente os sintomas, procure atendimento nas unidades de saúde  imediatamente, pois somente com o conhecimento dos casos é possível adotar as medidas de controle e prevenção de novos casos e principalmente evitar complicações.

As Equipes de Saúde da Família estão capacitadas para atender os casos suspeitos e tomar as devidas providências.

A Secretaria Municipal de Saúde coloca-se a disposição para quaisquer dúvidas ou maiores informações pelo telefone: 3467-2710 com a Enfermeira Leopoldina ou com a Coordenadora de Endemias Zulmira e desde já agradece a população pela parceria em mais essa empreitada. LEMBRE-SE: DENGUE SE COMBATE COM ATITUDE.