Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

FCMS dá assessoria para implantar e implementar museus em Ribas do Rio Pardo e Bela Vista

A FCMS reuniu-se com autoridades e servidores da prefeitura municipal a fim de dar os primeiros passos para a implantação de um museu na região.

Notícias MS

17 de Setembro de 2013 - 15:40

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realizou visitas para implementação e implantação de museus nas cidades de Bela Vista e Ribas do Rio Pardo. Trata-se de ação continuada da FCMS, em consonância com o Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul (SIEM-MS) – lei instituída em janeiro de 2009 que visa a sistematização e implementação de políticas de integração e de incentivo aos museus de todo o Estado. O trabalho de assessoria museológica foi realizado pelo gestor cultural Caciano Lima, da FCMS.

Em Bela Vista a visita foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro. A cidade conta com museu do Exército, um acervo particular e o que atualmente é mantido pela administração municipal. De acordo o secretário de Turismo e Meio Ambiente do município, Djalma Loubet, o trabalho da FCMS foi "excelente e muito proveitoso".

"Nosso museu foi inaugurado em 2007 e ficou durante todo esse tempo praticamente 'estagnado'. Não podemos, nos dias de hoje, imaginar um museu somente como um espaço de 'coisas velhas'. Temos que criar formas de chamar a atenção do público e foi isso que a assessoria técnica da Fundação de Cultura nos trouxe: uma série de ideias para implementarmos esse rico espaço que a cidade de Bela Vista possui. É um importantíssimo atrativo turístico da cidade, que precisa desse tipo de incremento".

Na segunda e terça-feira, 16 e 17 de setembro, a cidade visitada foi Ribas do Rio Pardo. A FCMS reuniu-se com autoridades e servidores da prefeitura municipal a fim de dar os primeiros passos para a implantação de um museu na região. Mais informações sobre a assessoria museológica da FCMS podem ser obtidas por meio do telefone 3316-9106.