Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Julho de 2024

Sidrolandia

Fecomécio orienta lojistas a dar descontos Dia dos Namorados

A pesquisa de Opinião Pública do Comércio Varejista de Mato Grosso do Sul foi encomendada pela Fecomércio-MS

Conjuntura Online

06 de Junho de 2011 - 14:23

Com base na pesquisa do Dia dos Namorados, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul e do Instituto Fecomércio MS, Edison Ferreira de Araújo, orienta os comerciantes do Estado: “A maioria dos consumidores vai comprar à vista e, justamente por isso, o desconto é o principal critério de escolha do presente. Sendo assim, é preciso que o lojista tenha uma estratégia de preços para não perder a venda”.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 1.781 consumidores de nove municípios entre os dias 19 e 25 de maio, 69% da população economicamente ativa devem ir às compras movimentando R$ 109 milhões no comercio e também no setor de serviços, entre bares, restaurantes e motéis. O valor médio do presente é de R$ 98,00. “São informações estratégicas porque o comerciante já fica sabendo quanto o consumidor está disposto a gastar e sabe qual produto ofertar para girar seu estoque”, diz Edison.

Na Capital, o valor médio cai a R$ 84,00, isso porque a disposição de gastar mais é maior entre municípios com renda per capita mais elevada, como são os casos de São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul. Um dado muito importante revelado pela pesquisa é que 64,8% dos consumidores do Estado pretendem comprar à vista, no dinheiro ou cartão de débito. Na Capital são 83%. “Isso é muito bom para o comércio porque proporciona fluxo de caixa para as empresas renovarem seus estoques”, analisa o presidente da Fecomércio e IF.

Outra conseqüência natural da compra à vista é que o consumidor espera desconto, apontado como item decisivo para a concretização da compra por 25,7% dos entrevistados. Outros 17,6% mencionaram a marca do produto e 14,4% a promoção de preços.Também ficou evidente na pesquisa que os pensamentos de quem presenteia e do presenteado estão alinhados. Para ambos aparecem na preferência roupas, perfumes e calçados, nesta ordem. O Dia dos Namorados é a terceira melhor data sazonal para o comércio.

A pesquisa de Opinião Pública do Comércio Varejista de Mato Grosso do Sul foi encomendada pela Fecomércio-MS e desenvolvida pela Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros.