Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 25 de Janeiro de 2022

Sidrolandia

Festa do Peixe atinge objetivo e se consolida como evento da família

A organização da Festa do Peixe se preocupou também com a parte cultural e esportiva, levando shows ao vivo e um torneio de vôlei.

Dourados Agora

25 de Abril de 2011 - 08:22

Festa do Peixe atinge objetivo e se consolida como evento da família
Festa do Peixe atinge objetivo e se consolida como evento da fam - Assessoria

A Festa do Peixe, um dos maiores eventos de Dourados tanto de lazer quanto econômico, representou neste ano uma forma de resgate da auto-estima da população douradense e nesta oitava edição se consolidou como a verdadeira festa da família.

Encerrado na noite de sábado, um pouco antes do previsto por conta da forte chuva que atingiu a cidade, o evento conseguiu atingir seus objetivos e superou as expectativas da organização.

Através do apoio de vários parceiros, a Prefeitura de Dourados procurou unir o útil ao agradável, conforme afirmou o prefeito Murilo Zauith durante o encerramento da festa, realizada de quarta-feira à sábado no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida.

Proporcionar momentos de alegria e confraternização entre as famílias e incentivar a atividade que pode transformar o município no maior polo pesqueiro da região e do Estado foram os objetivos principais, alcançados com êxito.

“Nós temos potencial para isso e uma das nossas metas é dar estrutura, como o frigorífico de peixe que está em obras, para atrair mais produtores e novas indústrias”, afirmou Murilo.

Números

A secretária Neire Colman da Semaic (Agricultura, Indústria e Comércio) apresentou alguns números que demonstram a importância do evento. Os estandes montados por produtores no parque tiveram faturamento de pelo menos R$ 200 mil através da venda de peixe vivo.

Na praça de alimentação, onde as barracas de entidades ofereceram somente pratos à base de peixe, o movimento financeiro ultrapassou R$ 60 mil. Já na área de lazer foram 1.500 inscrições para o torneio de pesca.

A organização da Festa do Peixe se preocupou também com a parte cultural e esportiva, levando shows ao vivo e um torneio de vôlei.

O diretor de Cultura da Funced (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados), Carlos Fábio, comentou que as apresentações, todas de artistas locais e com um animador também local, Ezequiel Gonzales, teve seu público garantido em todas as noites.

A estimativa é de que pelo menos 15 mil pessoas tenham passado pelo parque Antenor Martins durante os quatro dias de festa.

A premiação oferecida pela prefeitura e parceiros também foi atrativo para a participação popular nos torneios de pesca, que brindaram, separadamente, adultos e crianças e ainda o Parapesca, exclusivo para pessoas portadoras de deficiência.

Pela primeira vez foram oferecidos prêmios valiosos, compatíveis com a importância da presença do público na festa. Entre outros havia bicicletas, computadores, televisor LCD, freezer e uma motocicleta como prêmio principal, além de troféus.

Para o prefeito Murilo Zauith, eventos como esse levam motivação para a comunidade. Durante a entrega da premiação aos vencedores das competições realizadas na festa, ele anunciou vários outros eventos que terão esse mesmo propósito.

O primeiro deles será a homenagem às mães, no dia 8 de maio, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça e depois a tradicional Festa Junina de Dourados, que neste ano volta para o estacionamento do estádio Douradão, mas com nova estrutura e previsão de shows nacionais.

A 8ª Festa do Peixe de Dourados foi uma realização da prefeitura junto com a Associação dos Produtores da Vila Formosa (Agroform) e teve como parceiros a Agraer, Sebrae, Sesi, Cerveja Cristal, Grande FM 92,1, MS Peixe, Abrasel e Ministério da Pesca e Aquicultura.

Torneio de pesca

A entrega da premiação do Torneio de Pesca aconteceu na noite de sábado, como última atividade do evento.

Na categoria Parapesca adulto o 1º lugar foi Ramão Maldonado, que pescou um pacu de 2,8 quilos e foi premiado com um notebook; 2º lugar Roberto Alves dos Santos que ganhou um smartphone, 3º lugar Acelino Arce, que recebeu uma câmara fotográfica e em 4º lugar Maciel Rodrigues, que levou uma cesta de páscoa.

No parapesca infantil a organização considerou dois pescadores em primeiro lugar. Edilson Fonseca e Gabriel de Lima pescaram peixes com o mesmo peso e levaram para casa um netbook cada. O terceiro colocado foi Mateus Loreno, que ganhou um aparelho de telefone celular e, o quarto foi Guilherme Soares Juliano, que recebeu um kit de pesca. Foram momentos de grande emoção para as famílias, caracterizando a superação de cada um dos vencedores do torneio.

Na pesca para crianças, que teve um número bastante significativo de inscrições e proporcionou grande movimento nas margens do lago, o primeiro colocado foi Benjamin Cristiano dos Santos, que recebeu um Playstation 3; o segundo foi Renan Pereira da Silva, que ganhou um smartphone e outros três – Vinicius da Silva, João Paulo e Luiz Fabiano, na terceira, quarta e quinta colocação, respectivamente, foram contemplados com uma bicicleta cada.

O grande momento do encerramento da festa foi a entrega dos prêmios do torneio principal de adultos. O grande vencedor foi Jessé Pereira da Silva, morador no Jardim Clímax, que recebeu do prefeito Murilo Zauith e da vice-prefeita Dinaci Ranzi as chaves de uma motocicleta Suzuki 125 cilindradas, 0 km, e um motor elétrico para barco. Jessé pescou o maior peixe da categoria, um pacu de 2,8 quilos. O segundo colocado foi Wagner Jara Vilharba, que comemorou bastante por ter recebido um notebook como prêmio.

Na terceira colocação, Isaias Luiz da Silva levou para casa uma TV LCD de 40 polegadas. Surpreendendo os demais participantes, uma mulher ficou na quarta colocação. Vilma do Prado Pinheiro ganhou um freezer como prêmio. Manoel José da Silva e Rosangela Aparecida dos Santos, quinto e sexto colocados respectivamente, foram premiados com uma bicicleta cada. Todos os três primeiros colocados em cada categoria, além dos prêmios, ainda receberam troféus.

Torneio de vôlei

A Festa do Peixe, através do Departamento de Esportes da Funced, realizou ainda um torneio de vôlei de praia, masculino e feminino. O prefeito Murilo Zauith entregou troféus para os vencedores, cuja classificação foi a seguinte: feminino – 1º lugar Luciana e Elisangela, 2º lugar Elaine e Eunice, 3º lugar Daniele e Flávia. Masculino – 1º lugar João e André, 2º lugar Jonis e Alessandro, 3º lugar José e Paulo.