Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Abril de 2024

Sidrolandia

Frente fria causa nevoeiro e encobre paisagem pantaneira em Corumbá

Conforme a FAB, a frente fria que ocasionou o nevoeiro deve permanecer na cidade nos próximos dias, causando queda na temperatura.

Diário Online

20 de Julho de 2011 - 10:39

Corumbá amanheceu nesta quarta-feira (20) com um cenário atípico para a cidade, devido um nevoeiro formado pelo acúmulo de nuvens quase na base do solo, que reduzem a visibilidade.

A tão famosa vista do Pantanal ficou encoberta. Quem tentou avistar a paisagem pela avenida General Rondon tinha a impressão de que nada mais havia no horizonte a não ser a vista esbranquiçada das nuvens densas.

Segundo o departamento de meteorologia da FAB (Força Aérea Brasileira), instalado no Aeroporto Internacional de Corumbá, essas nuvens são classificadas como "stratus", por apresentarem aspecto estratificado que cobrem largas faixas horizontais do céu, como um tapete. Essa formação de nuvem pode ainda trazer chuviscos.

O fenômeno natural aconteceu devido a chegada de uma frente fria vindo do Sul. De acordo com a FAB, o ar frio e úmido, toca o solo quente, fazendo com que a umidade se condense, gerando assim as nuvens baixas que, em grande quantidade, formam o nevoeiro. Nesses casos, a visibilidade fica abaixo de um quilômetro.

Com a visibilidade restrita, a orientação é para que os motoristas fiquem mais cautelosos no trânsito, e uma das medidas que devem ser adotadas é ligar os faróis dos veículos.

Conforme a FAB, a frente fria que ocasionou o nevoeiro deve permanecer na cidade nos próximos dias, causando queda na temperatura.