Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

FUNASA de MS analisa água de assentamentos de Nova Alvorada do Sul

Para o Superintendente da FUNASA de MS, Pedro Teruel, esse trabalho é muito importante para melhorar as condições dos assentados.

Assessoria

17 de Julho de 2013 - 13:18

Na última quinta-feira (11/07), a Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (FUNASA) enviou a bióloga do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Carla Grellmann para fazer coletas de amostras de água nos assentamentos Jaburu e Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (MS), em apoio a uma solicitação da prefeitura do município.

O objetivo é atender à portaria 2.914/2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, com a análise dos parâmetros de pH, turbidez e cor, sólidos totais dissolvidos e oxigênio dissolvido, e também os parâmetros bacteriológicos para detectar a presença ou ausência de coliformes totais, e da bactéria Escherichia Coli,  e avaliar assim, a qualidade da água para consumo da população dos assentamentos.

Para o Superintendente da FUNASA de MS, Pedro Teruel, esse trabalho é muito importante para melhorar as condições dos assentados. “A análise da água faz parte da saúde preventiva, e é algo necessário para que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida. O trabalho em conjunto com a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul também é fundamental para que obtenhamos melhores resultados”.

Após a análise, com os resultados obtidos, será feito um laudo e também um relatório, que serão enviados para a prefeitura de Nova Alvorada do Sul. Outros municípios de Mato Grosso do Sul que queiram solicitar a análise da água podem encaminhar ofício à Superintendência da FUNASA de MS.