Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Gestantes conhecem estrutura do Hospital da SIAS em Fátima do Sul

A visita prosseguiu passando para o setor de internação, onde no pós-parto a mãezinha permanece com o bebezinho em alojamento conjunto.

Fátima News

27 de Junho de 2011 - 15:55

Buscando a humanização no atendimento as gestantes, o Hospital da SIAS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fátima do Sul realizou no último dia 15 de junho uma visita ao ambiente hospitalar, mostrando para as futuras mãezinhas a estrutura do hospital.

A visita foi conduzida pelas enfermeiras da Unidade de Saúde, onde as gestantes realizam o pré-natal e a enfermeira obstetra do Hospital da SIAS Marcela Migliorança. As gestantes conheceram todo o fluxograma do hospital, desde a entrada, passando pela recepção, o acolhimento que é o local onde realiza o primeiro atendimento da enfermagem, sendo examinada pela enfermeira e posteriormente pelo médico. A visita prosseguiu passando para o setor de internação, onde no pós-parto a mãezinha permanece com o bebezinho em alojamento conjunto.

Todos os pontos do hospital em que a gestante terá contato foi mostrado e orientado passo a passo, oportunidade em que elas puderam tirar as dúvidas que foram surgindo no decorrer da visita.

Posteriormente as gestantes foram encaminhadas a sala de reunião, onde foi realizadas palestras sobre o aleitamento materno e o parto normal, através de vídeos e orientações as futuras mãezinhas. As enfermeiras orientaram sobre as alterações que ocorre no corpo a cada semana, bem como os cuidados que devem tomar durante a gestação. Algumas gestantes estiveram acompanhadas, fato que a equipe considerou muito positivo, pois o acompanhante tem conhecimento do funcionamento do hospital e do que esta acontecendo a partir do momento que a gestante dá entrada em trabalho de parto no Hospital.

O projeto visita das gestantes ao Hospital da SIAS tem como objetivo proporcionar as gestantes uma interação com a estrutura física e equipe de profissionais do Hospital, bem como estimular a realização do pré-natal e participação aos grupos de gestantes realizados pela atenção básica, estimulando assim a Humanização na assistência, Aleitamento Materno e ao parto normal.

Este projeto inicia-se na Unidade Básica de Saúde, sendo que os grupos são organizados para visita na Unidade de Saúde onde residem as gestantes, sendo assim acompanhado pelas enfermeiras onde realiza o pré- natal até o Hospital, a partir de então segue as palestras com a equipe de enfermeiras do Hospital da SIAS.

Logo após a visita já foi possível ver os resultados através de relatos das gestantes e acompanhantes “Agora perdi o medo”,“Não sabia que existia todo este cuidado com as mães e os bebês”. Isso tudo nos motiva a realizar o nosso trabalho a cada dia, por ter a oportunidade de colher frutos diariamente. Finaliza a Diretora de Enfermagem Franciele, agradecendo o auxilio e dedicação da Coordenadora da atenção básica Alzira Assunção, coordenadora do Planejamento Familiar Laura Cristina e as enfermeiras que estiveram presentes Natalia Muller e Bianca Bianchi.