Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 16 de Janeiro de 2022

Sidrolandia

Glória de Dourados realizará semana do meio ambiente

Demerval Nogueira / Fátima News

23 de Maio de 2011 - 17:00

O município de Glória de Dourados estará realizando no período de 1 a 4 de junho, a semana do Meio Ambiente, com participações da Prefeitura local, de pessoas voltadas para a defesa do meio ambiente, Polícia Militar e Civil, órgãos públicos, presidente de associações, comerciantes, representantes de bairros, padres, pastores, professores, entre outros seguimentos da sociedade gloriadouradense. A semana do Meio Ambiente tem como foco principal a Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e Vida no Planeta”, e o tema, “A Criação Geme em Dores de Parto”.

A semana do Meio Ambiente tem início no dia 1º de junho, a partir das 19h, na Praça Castelo Branco, com a celebração ecumênica e apresentação artística referenciando a história da criação. No dia 2 de junho, às 19h, no anfiteatro da Uems, palestra denominada, “A Dimensão Ambiental: Reflexões sobre a Natureza, Sociedade e Cidadania”, que será ministrada pela professora doutora Vera Lúcia Marinho. Na mesma noite, apresentação de peça teatral “Socorro”, através da E.M. Dois de Maio Polo e também apresentação do coral “Sopros de Vida”, regido pela professora Cláudia Xavier.

No dia 3 de junho, às 19h, na Praça Castelo Branco serão apresentados trabalhos artísticos das escolas, apresentação do coral Sopros de Vida, Meninos & Meninas do Violão e lançamento do novo dia da coleta seletiva do lixo em Glória de Dourados, além da participação especial do ambientalista Heatclif Horing da Ong Gebio de Naviraí, bem como, animação musical. Dia 4 de junho, participação do comércio local, com a distribuição de sacolas retornáveis.

Este trabalho é resultado de uma caminhada em conjunto de igrejas, escolas, entidades e Prefeitura local via Divisão Municipal de Meio Ambiente (Dima), após reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2011. A reflexão despertou a comunidade a se levantar e discutir o tema visando à realidade do cotidiano e reafirmando compromisso com a conscientização e as mudanças de hábitos que são prejudiciais ao meio ambiente.

Em Glória de Dourados, a partir do dia 8 de junho, a coleta seletiva passará a ser realizada todas as quartas-feiras. O caminhão que faz a coleta do lixo orgânico, não circulará as quartas-feiras nas ruas da cidade, exceto na Avenida Presidente Vargas, portanto não deve ser colocado lixo orgânico neste dia da semana. Além do saco plástico utilizado atualmente na coleta seletiva do lixo reciclável, os moradores também poderão utilizar caixas de papelão para separar os materiais secos e colocá-los no local de costume para serem recolhidos. No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.