Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 21 de Junho de 2024

Sidrolandia

Gmail e Orkut têm novas interfaces e funções

Dando continuidade à sua missão de conquistar o mundo da internet, o Google modificou a interface do Gmail e, de quebra, trouxe novos recursos ao webmail.

JC Online

25 de Agosto de 2010 - 08:06

O novo leiaute não é muito impactante e tem como objetivo facilitar o trabalho de encontrar e gerenciar os contatos. Agora, é possível organizá-los por sobrenome e inserir números de telefone na agenda.

Além disso, o usuário pode anotar observações relacionadas aos contatos. Isso é muito útil, por exemplo, para você saber de onde conhece a pessoa ou onde ela trabalha. Outro recurso que ganhou um upgrade foi o botão de cancelar envio. Antes, o usuário desatento só tinha cinco segundos para impedir um e-mail de sair por engano. Agora, o tempo subiu para 30 segundos.

Quem também ganhou um tapa no visual foi o Orkut. Na versão 2.0 do site, os tópicos das comunidades ganharam mais espaço com a redução de três para duas colunas por página. O usuário pode ainda criar uma nova discussão sem ter que sair do ambiente principal.

As comunidades ainda ganharam uma aba com atualizações recentes, que da mesma forma que funciona com os perfis, exibe as últimas mudanças feitas na página, como tópicos comentados e enquetes criadas e votadas.

Na esteira das outras redes sociais, o Google também adicionou ao Orkut o conceito de grupos. O usuário poderá organizar seus contatos em categorias como amigos da faculdade, família e colegas de trabalho e escolher quais conteúdos quer compartilhar, entre fotos e recados. Em princípio, o próprio Orkut sugere automaticamente, com base nas relações entre as pessoas e suas comunidades, grupos para você criar. Não se preocupe, só você saberá quantos são, quem faz parte e quais os nomes dos seus grupos.

Como todos os recursos novos do Google, as modificações tanto no Gmail quanto no Orkut ainda estão em teste e só estão disponíveis para alguns usuários. A expectativa é que todos os internautas estejam contemplados até o fim da semana.