Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 14 de Abril de 2024

Sidrolandia

Hemosul atende a tarde neste sábado para receber mais doadores

O Hemosul está pedindo que principalmente pessoas do tipo sanguíneo B negativo, e AB e A positivo façam a doação, por conta de o estoque estar em baixa

Notícias MS

14 de Julho de 2011 - 09:21

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemosul) funcionará em horário especial neste sábado (16), das 7 às 18 horas. O atendimento, que aos sábados é normalmente feito no período da manhã, vai ser estendido para que mais doadores compareçam e ajudem a aumentar os estoques de bolsas de sangue.

O Hemosul está pedindo que principalmente pessoas do tipo sanguíneo B negativo, e AB e A positivo façam a doação, por conta de o estoque estar em baixa. Os interessados em ajudar devem ir até a avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-1517.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos de idade, estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, de trabalho ou habilitação) no ato da doação.

Antes da coleta de sangue o indivíduo tem de responder um questionário de saúde. O sangue coletado passar por exames preliminares.

Mudança

A faixa etária de 16 a 68 anos corresponde à decisão estabelecida no Novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, publicada pelo Ministério da Saúde no mês de junho, por meio da portaria nº 1.353. Antes podiam ser doadores somente pessoas entre 18 e 65 anos.

A nova medida visa aumentar o número de doações de sangue em todo o País. A regra determina que para um adolescente se torne doador é necessário que ele tenha por escrito a autorização do responsável legal.

Outra mudança estabelecida no novo regulamento é quanto à orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade e homossexualidade), que não poderá ser utilizada como critério para seleção de doadores de sangue.