Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 19 de Junho de 2024

Sidrolandia

Homem mais jovem a dar a volta ao mundo chega a Campo Grande nesta sexta-feira

Contabilizando todas as 36 paradas para abastecimento foram consumidos mais de oito mil litros de combustível durante toda a viagem

MS Record

31 de Agosto de 2012 - 13:54

Depois de percorrer 11 países, num total de 122 horas de voo, chega a Campo Grande nessa sexta-feira (31) por volta das 14h30, o brasileiro Walter Toledo, que concluiu no último sábado (25), em Miami, nos Estados Unidos, sua volta ao mundo. Com isso, ele tornou-se o piloto mais jovem a realizar esse desafio a bordo de um monomotor.

Embora tenha decolado, em 3 de julho, de Campinas, a contagem para o recorde só começou a partir da cidade de Miami, porque a organização responsável pela verificação dos recordes exige que sejam percorridos todos os meridianos da Terra. De Miami a Miami, a viagem levou 45 dias.

Além de tornar-se o piloto mais jovem a completar a volta ao mundo, Toledo também o fez em menos tempo que o atual recorde, que é de 97 dias. Contabilizando todas as 36 paradas para abastecimento foram consumidos mais de oito mil litros de combustível durante toda a viagem.

Com essa expedição, intitulada “Brasil Voando Alto”, Walter Toledo pretende motivar os jovens a superarem seus próprios limites e também mostrar ao mundo o potencial do Brasil e do povo brasileiro.

Durante a viagem o piloto levou, por onde passou uma mensagem em defesa do saneamento básico para todos os brasileiros. De acordo com o censo de 2010, no Brasil apenas 19 % da população tem seu esgoto tratado. O projeto é patrocinado por um grupo, que atua no setor de infraestrutura e que comporta as concessões na área de saneamento em diversas cidades brasileiras, dentre elas, Campo Grande.

O avião

A aeronave utilizada é um monomotor, não pressurizado, com alcance de 2.400 quilômetros, altitude máxima de voo de 25 mil pés, capacidade para seis pessoas e com consumo de 72 litros por hora de voo.