Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Incra detecta 20% de lotes irregulares na fazenda Itamarati

Campo Grande News

11 de Maio de 2011 - 17:50

A vistoria de lotes, iniciada no dia 2 de maio pelo Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), detectou pelo menos 20% de lotes irregulares dos 1,2 mil analisados até agora na fazenda Itamarati, em Ponta Porã, a 348 quilômetros de Campo Grande.

Segundo informações do Incra, a maior parte dos problemas são “passíveis de regularização” e os donos serão convocados a comparecer à superintendência do órgão para normalizar a situação.

As vistorias na fazenda Itamarati e região de Ponta Porã terminam no dia 20, sexta-feira da semana que vem. Segundo o instituto, a partir do dia 23, as análises seguem em Iguatemi, Naviraí, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul.

Ainda conforme o órgão, a divulgação completa das vistorias só deverá ser divulgada ao término do processo, previsto para 15 de agosto.

Na região Sul do Estado existem aproximadamente 14 mil lotes. Só na fazenda Itamarati são 3 mil.

Exigência - O levantamento investiga se os lotes estão com os donos originais ou abandonados e é uma exigência da justiça federal para liberar novas aquisições de terra. O processo é condicionado para destravar a reforma agrária.

O pedido partiu do MPF (Ministério Público Federal), após a descoberta de participação de funcionários do Incra e líderes de movimentos sociais na venda e regularização de lotes ocupados ilegalmente, através da emissão de documentos falsos.

O esquema foi revelado durante a operação Tellus, realizada pela PF (Polícia Federal). De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra, Daniel Yamamoto, além de Ponta Porã, a vistoria passará por outros cinco municípios da região Sul.