Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Indios Terenas ocupam fazenda e impedem retirada de gado

O produtor informou que mais de 100 proprietários rurais estarão realizando uma ação na região disputada por índios e fazendeiros.

Flávio Paes/ Região News

06 de Julho de 2011 - 09:42

Um grupo de 100 índios da Reserva Buriti impediu ontem que os arrendatários da Fazenda Bom Jesus retirassem o gado pronto para abate e ocuparam a propriedade, uma  das 32  que reivindicam como terra indígena.

Os arrendatários Aroldo Correa e seu filho Aroldo Correa Filho se viram sitiados pelos indígenas quando tinham retirado algumas cabeças de gado. Alertados os donos de duas fazendas vizinhas – Cambará e Santa Clara – se mobilizaram e conseguiram bloquear a entrada dos índios. 

Os dois arrendatários ficaram até à noite na Fazenda Bom Jesus e só saíram do local na madrugada de hoje (06). Eles  são donos da Fazenda Furna da Estrela (fora do perímetro reivindicado como área indígena) e arrendam a pastagem da Bom Jesus.

Já na fazenda Cambará não houve invasão. O Sr. Vante, proprietário da fazenda, explicou a imprensa local que não há invasão dos indígenas no local, nem tão pouco ficou em poder dos manifestantes. O produtor informou que mais de 100 proprietários rurais estarão realizando uma ação na região disputada por índios e fazendeiros.

Vante esclareceu que os produtores querem resolver tudo através do diálogo, e que a pressa não é somente dos indígenas, mas também dos proprietários das terras localizadas nos 17.200 hectares entre Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, decretadas por meio de Portaria do Ministério da Justiça, como sendo "Território Indígena Buriti", porém com ações tramitando no Poder Judiciário pelos proprietários.

Desde o dia 10 de maio um grupo de 1.500  índios terena ocupa a  Fazenda 3 R, uma propriedade de 300 hectares, pertencente a Roberto Bacha. Eles reclamam da demora do processo de demarcação de 17 mil hectares que desde 2001 são reconhecidos como terra indígena. Hoje a Reserva Buriti integra por nove aldeias, abriga uma população de 4 mil índios numa área de 2 mil hectares.