Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Iniciado processo eleitoral do Comitê de Bacia do Rio Ivinhema

Na ocasião da eleição, a Prefeitura de Nova Andradina conseguiu uma vaga de titular para compor o Comitê da Bacia do Rio Ivinhema no segmento de governo

Assessoria de Imprensa

16 de Junho de 2011 - 15:32

Foi realizada dia 15 de junho de 2011, no Auditório da Unidade I da UFGD, em Dourados, a primeira Assembleia para eleição dos representantes da sociedade civil, Prefeituras e usuários de água, sendo que foram assembleias específicas para cada um dos segmentos, tendo como pauta a eleição das instituições e entidades para a composição do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema (CBH-Ivinhema), na qual o município de Nova Andradina está inserido.

Nesta região hidrográfica estão inseridos 25 municípios, sendo Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Batayporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracajú, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolância, Taquarussu, Vicentina, que de alguma forma serão representados dentro de algum dos três segmentos que fazem parte do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Ivinhema.

O fato é histórico, é o segundo Comitê de Bacia Estadual que está sendo criado dentro do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo o primeiro o Comitê da Bacia Rio do Miranda.

Para Nova Andradina é um orgulho fazer parte deste processo que teve inicio nas reuniões do Polo de Desenvolvimento Sustentável da Região de Nova Andradina, em 2009, e prosseguiu respeitando todo o processo de mobilização previsto na legislação pertinente com a participação efetiva da prefeitura de Nova Andradina por meio da engenheira agrônoma/gestora ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, Cornélia Cristina Nagel.

Na ocasião da eleição, a Prefeitura de Nova Andradina conseguiu uma vaga de titular para compor o Comitê da Bacia do Rio Ivinhema no segmento de governo.

A posse das entidades que irão compor o Comitê da Bacia do Rio Ivinhema será dia 28 de junho de 2011, durante a Reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no IMASUL.

O Comitê da Bacia do Rio Ivinhema terá 33 participantes, sendo a participação igualitária com 11 vagas para governo, 11 vagas para Sociedade Civil e entidades de pesquisa e 11 vagas para usuários de água.

Os comitês de bacia hidrográfica são órgãos colegiados compostos por representantes de governo, municípios, órgãos estaduais, federais, entidades representativas da sociedade civil (ONGs, universidades, associações) e usuários de água (agricultores, usinas, pescadores) em igual número. A composição tripartite visa garantir a todos os integrantes do colegiado os mesmos direitos e o poder de deliberar na tomada de decisões que irão influenciar na melhoria da qualidade de vida da região e no desenvolvimento sustentado da bacia. Por isso, os comitês de bacia são considerados "o parlamento das águas".