Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 25 de Maio de 2024

Sidrolandia

ISEA encerra nesta sexta-feira programação da semana mundial de aleitamento

O produto funciona como uma verdadeira vacina, protegendo de muitas doenças, além de ser limpo e estar sempre pronto e quentinho.

ClickPB

06 de Agosto de 2010 - 11:03

A Semana Mundial de Aleitamento Materno realizada pelo Isea (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) da Prefeitura de Campina Grande será encerrada nesta sexta-feira, 6, com a realização de um culto evangélico e um coquetel de confraternização entre os profissionais da maternidade, que colaboram, através do cumprimento dos “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, para a manutenção do título de Hospital Amigo da Criança. “Além de conquistar o título, nós conseguimos mantê-lo há 14 anos”, disse a diretora geral do Isea, a médica Francimar Ramos, em agradecimento a toda a equipe. Por esta conquista, a maternidade foi homenageada durante esta semana no Seminário Estadual sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que está completando 20 anos.

A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno do Isea começou no último domingo, 1º, com a realização de uma missa que reuniu colaboradores, pacientes e acompanhantes. O Dia D aconteceu na segunda-feira, com a amamentação ao ar livre e um concurso dos bebês que mamaram durante mais tempo, além da distribuição de brindes entre as mães doadoras do Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, o único da cidade.

Além da programação realizada anualmente, sempre na primeira semana de agosto, durante todo o ano o Isea realiza ações e atividades de incentivo à amamentação e à doação de leite materno ao Banco de Leite, que necessita de um número maior de doadoras e de recipientes de vidros apropriados para a coleta e armazenamento do produto. Nas palestras realizadas na maternidade, as profissionais falam sobre os benefícios da amamentação para o bebê e para a mãe.

Para o bebê, as vantagens é que o leite materno tem tudo o que ele precisa até os seis meses de idade, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite. O produto funciona como uma verdadeira vacina, protegendo de muitas doenças, além de ser limpo e estar sempre pronto e quentinho. A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê que, ao sugar o peito, ajuda a desenvolver a sua face, contribuindo para ter dentes bonitos, desenvolver a fala e ter uma boa respiração.

Entre os benefícios trazidos para a mãe, a amamentação reduz o peso mais rapidamente após o parto, ajuda o útero a recuperar o tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto, diminui os riscos de diabetes, câncer de mama e de ovário.