Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 24 de Junho de 2024

Sidrolandia

Itaquiraí é o 21º município de MS a cumprir a Lei do Piso Salarial Nacional

Itaquiraí passa a integrar a lista dos prefeitos educadores de MS, gestores públicos comprometidos com o ensino público de qualidade em seus municípios

Assessoria

30 de Junho de 2012 - 07:09

A prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT), é a 21ª gestora pública de Mato Grosso do Sul a cumprir na íntegra a Lei Federal nº 11.738, do Piso Salarial Nacional. A partir do Projeto de Lei que está tramitando na Câmara Municipal, os professores da rede municipal de ensino terão 1/3 de hora-atividade para o planejamento de suas aulas, além de receber o valor do Piso Nacional de R$ 1.451.

A conquista foi firmada nesta sexta-feira (28), em reunião entre a prefeita Sandra Cassone, representantes da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul) de Itaquiraí.

Segundo o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, Itaquiraí passa a integrar a lista dos prefeitos educadores de Mato Grosso do Sul, gestores públicos comprometidos com o ensino público de qualidade em seus municípios. “Esperamos que outros prefeitos vejam na atitude dos gestores públicos que estão cumprindo na íntegra a Lei do Piso Salarial exemplos a serem seguidos, pois não adianta fazer apenas promessas de palanque, todos estão atentos aos administradores que estão levando a sério a educação pública em suas gestões”, afirma.

Na opinião do secretário de assuntos jurídicos da FETEMS, Amarildo do Prado, que acompanhou a reunião a conquista de 1/3 da hora atividade representa mais qualidade na educação e maior qualidade de vida para os professores. “Essa conquista é um excelente ganho pedagógico para a educação e representa um pouco mais de qualidade de vida, porque os nossos professores estão assoberbados com os planejamentos quinzenais e mensais, os professores agora terão mais duas aulas para planejar”, ressalta.

Outras conquistas

O presidente da Federação ressaltou que além do cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional, o movimento sindical da educação conquistou junto à prefeitura um Plano de Cargos e Carreira para os professores da rede municipal e a assinatura de um convênio para que a CASSEMS (Caixa de Assistência a Saúde dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), plano de saúde para os servidores públicos, funcione na cidade. “Duas conquistas importantes para os trabalhadores em educação de Itaquiraí, uma garante estabilidade, valorização profissional e a outra é um avanço nos serviços de saúde prestados no município”, explica.

De acordo com Roberto Magno o documento de convênio com a CASSEMS, assinado pela prefeita, será entregue ao presidente da Caixa de Assistência, Ricardo Ayache.

Roberto disse ainda que o SIMTED teve papel fundamental nas negociações com o prefeito e parabenizou os companheiros de luta pela garra e atuação. "O sindicato tem papel fundamental neste tipo de ação no município, pois são eles que sentam, negociam e brigam pelos direitos dos trabalhadores. Parabéns a diretoria do SIMTED que acreditou na sua organização, mobilização e foi à luta", disse.

Além do presidente da FETEMS, Roberto Magno e do secretário de assuntos jurídicos, Amarildo do Prado, o vice-regional de Navirai, Nelfitali Ferreira de Assis, também representou a Federação na reunião.
Após a reunião com a prefeita os representantes da FETEMS participaram de uma assembleia na sede do SIMTED para debater com os trabalhadores em educação do município o novo Plano de Cargos e Carreira.