Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Ivinhema adota medidas para combater caramujos

O contato com esse molusco também pode provocar problemas intestinais graves

MS Noticias

21 de Fevereiro de 2011 - 15:43

Com o calor e as chuvas, é frequente a proliferação do caramujo africano em cidades como Ivinhema. Para combater esse problema, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária do Município montou um plano para minimizar a procriação desses moluscos. Uma das ações é a parceria com associações rurais para roçar terrenos. Esses trabalhos já começaram na sexta-feira passada e estão em ritmo acelerado. Além disso, também serão montados postos de coleta de caramujos nos Postos de Saúde.

O diretor da Vigilância, Cláudio de Souza Cruz, também apresentou uma proposta para notificar aquelas pessoas que não mantiverem seus quintais limpos. “O Município está limpando todos os locais públicos e cada morador também tem que fazer a sua parte para resolvermos esse problema”, ressalta o diretor.

O Prefeito Renato Câmara avaliou como positiva essa ação e pediu uma análise mais minuciosa dessas notificações para que a população seja beneficiada com os efeitos positivos da limpeza dos terrenos particulares e não gere somente prejuízo financeiro para os proprietários. No entanto, o prefeito determinou que se feita a notificação e dê um prazo razoável para o dono se adequar, antes de ser aplicado a multa .

Por onde passa, o caramujo Africano deixa uma secreção e se estiver contaminado por microorganismos pode afetar o sistema nervoso central do homem, causando cegueira e meningite. O contato com esse molusco também pode provocar problemas intestinais graves.

O número de caramujos aumenta sempre depois das chuvas e a melhor forma de controle é mesmo pegá-los com as mãos, desde que estejam com luvas. A captura deve ser feita nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, quando os caramujos saem para comer. Os caramujos recolhidos devem ser esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados.

Dengue – Outro trabalho intensivo desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Ivinhema é o combate à Dengue. Agentes comunitários de saúde e de vetores fazem um trabalho de conscientização desse problema aos moradores da cidade. Recentemente, foi realizado um mutirão de limpeza em todos os Bairros da cidade e também no Distrito de Amandina.

A secretária de Saúde, Sônia Aparecida Dias Henriques Garção, ressalta que combater a dengue tem que ser um trabalho contínuo e que deve ter a colaboração de todos. “A conscientização da população sobre os riscos de contrair dengue é de suma importância. Isso evita o aumento da doença. Evita a dengue hemorrágica, que pode matar. É fundamental que a população ajude a combater o mosquito da dengue”, disse a secretária,