Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Ivinhema lidera produção de urucum no Mato Grosso do Sul

O evento realizado em Ivinhema teve como um dos objetivos melhorar a produtividade da cultura do urucum

Fátima Informa

02 de Abril de 2011 - 08:25

De acordo com membros do projeto Urucum do Brasil, Ivinhema é o maior produtor dessa planta no Estado de Mato Grosso do Sul. Esta informação foi divulgada no II Encontro sobre a cultura de urucum que aconteceu no Município nesta sexta-feira, na Gleba Ouro Verde.

O evento contou com a presença de especialistas no assunto, entre eles, Plínio Péricles Mansim e Antonio Neves que são representantes da Chris Hansen Indústria e Comércio LTDA e membros da Sociedade Brasileira de Corantes Naturais (SBCN).

O evento realizado em Ivinhema teve como um dos objetivos melhorar a produtividade da cultura do urucum. Atualmente, o município possui uma área de aproximadamente 63 hectares com a cultura. Técnicos da Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul acreditam que haverá ainda um aumento da área de plantio e a elevação da produtividade das lavouras existentes.

“Um dos pontos de partida para sucesso no setor agrícola de nossa região é a organização e a integração entre os produtores. Isso nós vemos que existe aqui em Ivinhema que é uma referência na Agricultura Familiar”, destaca o coordenador regional da Agraer, Sandro Poloni.

Para o prefeito Renato Câmara a cultura do Urucum é uma ótima alternativa para a diversificação rural. “A produção de urucum, o tradicional colorau, faz parte do projeto de diversificação rural, fortalecimento da agricultura familiar e geração de emprego e renda de Ivinhema”, disse ele.

“O urucum utiliza muita mão de obra e essa mão de obra é familiar. Com isso, a renda, os lucros com essa atividade ficam com o pequeno produtor, melhorando assim a economia como um todo e beneficia o nosso Município”, ressalta o prefeito.

O II Encontro da cultura do urucum contou com a presença de vários produtores da região e de estudantes da UEMS e do Colégio Agrícola. Esta ação é uma realização da Ampagov, Agraer, Prefeitura Municipal e Cooperativa Agropecuária do
Vale do Ivinhema (Cooperavi). Também são parceiros deste trabalho o Sicredi e o vereador Junior do Posto.

O urucum- é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. Seu nome popular tem origem na palavra tupi "uru-ku", que significa "vermelho". De suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado pelas tribos indígenas brasileiras e peruanas como corante e como protetor da pele contra os raios solares intensos. Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos.