Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Ivinhema vai expandir produção de goiaba

A previsão é que o Município chegue a 8.500 pés de goiaba plantados ainda este ano.

Assessoria

23 de Maio de 2011 - 10:22

Ivinhema vai expandir produção de goiaba
Prefeito Renato C - Foto: Paulo C

Ivinhema leva o título de Capital da Goiaba. Hoje estão plantados no Município aproximadamente 7 mil pés de goiabeira e a previsão é que esse número aumente para 8.500 ainda este ano. E com o objetivo de expandir essa cultura, a Prefeitura de Ivinhema, através da Secretaria de Agricultura em conjunto com produtores locais e à Associação de Hortifruticultores de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul adquiriram mais 1.500 mudas da planta.

 

As mudas são de duas variedades, sendo elas Século XXI e Pedro Sato. A entrega aos produtores aconteceu na Feira do Produtor e contou com a presença do prefeito Renato Câmara, do presidente da Câmara dos Vereadores - Dalgomir Buraqui, do diretor de Trabalho Municipal – José Corte, funcionários da Secretaria de Agricultura e também de técnicos locais e pesquisadoras da Agraer, Cássia Regina Ide Vieira e Olita Salati.

 

O prefeito Renato Câmara falou sobre a importância da diversificação agrícola. Para isso um caminhão utilitário com um compartimento de carga especial também está sendo adquirido pela Prefeitura de Ivinhema. O veículo será entregue aos produtores de goiabas e estes vão colocar seus produtos no mercado a custos mais baixos. “Dentro do nosso grande projeto de fortalecimento da agricultura familiar, incentivar os produtores é fundamental”, falou ele.

 

O técnico da Agraer local, Luiz Ferreira Viana, destaca o plantio da goiaba no Município. “Hoje é uma das culturas que oferece uma rentabilidade boa porque tem condição de produzir o ano inteiro. O clima em Ivinhema favorece muito”, disse ele.

 

Viana também menciona quais os cuidados que o produtor não pode deixar faltar. “O produtor tem que ter um planejamento. Tem que planejar visando escalonar a produção durante todo o ano. Entre isso, a poda é o principal para fazer com que a planta produza o ano todo. Outro fator favorável é o controle de pragas e doenças na lavoura. É um cuidado que deve ser permanente”, ressalta o técnico.

 

À aquisição de mudas sadias é outro aspecto que foi mencionado pela pesquisadora Olita Salati. “O sucesso da lavoura depende muito da muda. Todo o produtor que pretende começar com essa cultura é importante saber da procedência da muda, se ela veio de um viveiro idôneo para vir isenta de doença”, disse ela.

 

Já a pesquisadora Cássia Regina, entre outros assuntos, apontou os aspectos para o cultivo do fruto, em especial no Município de Ivinhema. “É um dos locais no MS que mais tem condições de produzir goiaba devido ao clima e a textura do solo. Ivinhema possui um clima privilegiado para a cultura de goiaba”, disse a pesquisadora.

 

 

Comercialização – Técnicos da Agraer local afirmam que os produtores que cultivam goiaba e também participam dos projetos como o PAA Programa de Aquisição de Alimentos, da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, executado pela Prefeitura e Agraer têm conseguido resultados favoráveis.

 

 

O PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento desta área. Em Ivinhema, o projeto já está em sua terceira edição e cresce a cada ano.

 

A Conab adquire os produtos cultivados no Município, que são distribuídos para entidades filantrópicas locais, além de creches, escolas, Apae e também municípios vizinhos como Angélica e Deodápolis.