Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Jateí comemora dia do estudante com palestra informativa sobre o tabagismo

A princípio de maneira descontraída como forma de aconselhamento, a enfermeira falou sobre o Tabagismo e seus malefícios, assim os benefícios ao parar de fumar

Valéria Batista/Assessoria

13 de Agosto de 2014 - 14:25

No município de Jateí foi comemorado o dia do estudante com uma palestra informativa sobre os riscos do tabaco. Uma parceria entre a Secretária Municipal de Saúde e escola estadual Bernadete Santos Leite e colaboradores.

O encontro na responsabilidade da coordenadora da Atenção Básica de Saúde, a enfermeira karimi Cavazzani, foi realizado no Centro Social Quelé Ramos, com a participação de aproximadamente 200 alunos, aproveitando o trabalho intensivo do município neste mês de agosto na luta contra o tabaco.

A princípio de maneira descontraída como forma de aconselhamento, a enfermeira falou sobre o Tabagismo e seus malefícios, assim os benefícios ao parar de fumar. Na sequência com a participação da equipe do Conselho tutelar, a conselheira Estefânia Maria Dias ressaltou sobre os diretos e deveres dos adolescentes, já a representante do Cras, a psicóloga Leandra Pereira falou sobre Motivação.

O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagem a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I.

Na oportunidade a responsável pelo evento Karimi Cavazzani agradeceu a parceria da diretora as escola, Ilda Lopes, demais parceiros, os alunos e principalmente a administração do prefeito Arilson Targino através do o Secretário de Saúde Geberson Alves, que sempre tem incentivado atividades semelhantes a esta.

O município de Jateí atua com o Programa Antitabagismo, visa transformar os participantes em agentes multiplicadores no combate ao fumo e consisti em conscientizá-los dos malefícios do tabagismo, proporcionando o tratamento através de encontros semanais, onde é feito o acompanhamento psicológico e uso de medicações quando necessário.