Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 21 de Junho de 2024

Sidrolandia

Jateí em audiência apresenta diagnóstico para elaboração do Plano Diretor Participativo

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbanístico, que tem por função sistematizar o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal

Valéria Batista

13 de Novembro de 2014 - 09:01

O município de Jateí realizou recentemente a audiência pública de elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP), desta vez para apresentar o diagnóstico do cenário atual do município. O evento na coordenação do Secretário de Meio Ambiente Odair Ferreira Marim foi realizado no anfiteatro do Centro Social João Quelé Ramos com a participação de autoridades, representantes de segmentos e população.

O engenheiro ambiental Rafael Remotto Menezes da empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais apresentou todas as informações coletadas pela equipe técnica da prefeitura, na qual corresponde aos dados colhidos no município, desde aos aspectos regionais, ambientais, socioespaciais, infraestrutura e saneamento, serviços e equipamentos públicos, e aspectos institucionais. Apresentando ainda os problemas diagnosticados e propostas de melhorias levantadas em outra audiência, para que em breve realizam a próxima fase Plano Base que dará inicio ao Plano Diretor Participativo.

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbanístico, que tem por função sistematizar o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal, visando o bem-estar da comunidade local.  Aponta rumos e apresenta diretrizes para uma Polícia de Desenvolvimento Regional como promover o crescimento sustentável e equilibrado, pois de uma forma geral, o planejamento é um processo técnico destinado a transformar a realidade existente em direção a objetivos previamente estabelecidos.

O coordenador do PDP de Jateí Odair Ferreira Marim ressalta que elaborar o Plano é construir uma cidade melhor para todos, respeitando as diferenças visualizando os problemas do município, para isso é de suma importância à participação da população. Já o prefeito Arilson Targino que o PDP visa benefícios tanto para a cidade como toda a zona rural, sendo este um instrumento que irá definir o futuro de Jateí, pois a participação da população é indispensável com ideias e sugestões para definir o rumo para o bom desenvolvimento do município.