Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Lixo hospitalar é jogado a céu aberto em Sidrolândia

O medo de uma possível contaminação atinge principalmente os trabalhadores que atuam na de reciclagem

Marcos Tomé/Região News

13 de Fevereiro de 2011 - 20:16

Lixo hospitalar é jogado a céu aberto em Sidrolândia
Lixo hospitalar - Foto: Marcos Tom

A reportagem do Jornal Eletrônico Região News foi acionada através de denúncia anônima de que havia materiais de uso cirúrgico jogado a céu aberto nas proximidades da Usina de Reciclagem de lixo, que fica localizado a cerca de 8 km da sede do município. Por se tratar de material hospitalar a reportagem se deslocou até o local para averiguar.

Logo na chegada vimos de perto, tamanho o descaso com que é tratado o lixo hospitalar, fato que confirmou as denúncias recebidas por nossa redação. Tal material deve ser coletado e destinado a valas sépticas ou ser incinerado (a incineração é diferente da queima, pois é feita em máquinas especiais e não simplesmente pelo fogo).

O medo de uma possível contaminação atinge principalmente os trabalhadores que atuam na referida usina e que precisam lidar com as seringas, agulhas destampadas e frascos de remédios - alguns quebrados. O foco de perigo a céu aberto fica bem próximo a uma residência rural.

Chamado de "lixo perfuro-cortante e infectante", que representa um grande risco de contaminação é o que causa medo e insegurança nos trabalhadores, além de poluir o meio ambiente. Nossa reportagem entrará em contato com o setor competente da Prefeitura Municipal para falar sobre o caso.