Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Mães realizam movimento "mamaço" hoje na Capital

De acordo com representantes do movimento, amamentar não é um ato obsceno, mas natural, e as mães têm o direito de fazê-lo em qualquer lugar

Correio do Estado

18 de Junho de 2011 - 10:45

O movimento "Mamar" realiza hoje (18), no Hiper Center Jardim dos Estados, um evento com mães que amamentam, com o objetivo de mostrar como deveria ser natural o ato de amamentar em público.

De acordo com representantes do movimento, amamentar não é um ato obsceno, mas natural, e as mães têm o direito de fazê-lo em qualquer lugar.

O mamaço se originou de dois fatos pontuais: uma mãe foi repreendida pelo segurança ao dar de mamar ao filho em um local público e outra teve a foto em que aparecia amamentando retirada do Facebook. O direito de dar de mamar em público disseminou uma onda de protestos na internet e nas ruas.

A expressão "mamaço” surgiu depois que uma antropóloga foi impedida de amamentar em uma exposição em São Paulo, com a argumentação de que era proibido se alimentar no local. Após o incidente, ela organizou o que chamou de mamaço cultural como forma de protesto.

O mamaço já foi realizado em cidades como Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre.