Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 24 de Junho de 2024

Sidrolandia

Massa de ar seco deve permanecer no Estado durante a semana

A umidade relativa terá índices baixos, em torno de 30% - em alguns municípios do bolsão podem ter valores inferiores

Noticias MS

27 de Julho de 2010 - 15:08

A meteorologista Cátia Braga, do Centro Estadual de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), informa que nesta terça-feira (27) uma massa de ar seco permanece no Estado, deixando o sol forte e as temperaturas máximas agradáveis para todas as regiões. Segundo ela, a massa de ar seco deve continuar durante toda semana.

De acordo com o Cemtec, as temperaturas mínimas terão valores entre 12ºC (região Sul) e 18ºC (região Norte). A umidade relativa terá índices baixos, em torno de 30% - em alguns municípios do bolsão podem ter valores inferiores. Na Capital sul-mato-grossense, Campo Grande, sol e temperatura máxima de 30ºC. Umidade relativa de 35%.

Na quarta-feira (28), a tendência é que o sistema de alta pressão que deixa o tempo seco e as temperaturas máximas altas permaneça em todas as regiões sul-mato-grossense. As manhãs serão agradáveis com temperaturas em torno de 16ºC a 17ºC. Já na região do bolsão, pantaneira e norte poderá ter temperaturas máximas de 32ºC. A umidade relativa ficará baixa no estado de atenção. Na Capital, Campo Grande, predomínio de sol e temperatura alta, 32ºC. Céu claro. Umidade relativa de 35%.

Frente fria

Cátia Braga também informa que, de acordo com o mapa, há tendência de uma frente fria para o início do mês de agosto. “No dia 1º de agosto, a previsão é de temperaturas baixas, para a região de Bonito (MS). No sábado (31) deve chover e o volume estimado é de aproximadamente 10 milímetros, em Bonito”, explica Cátia.

Umidade relativa do ar mínima:

entre 20 e 30% é considerado estado de Atenção.

entre 12 e 20% - estado de Alerta.

abaixo de 12% - estado de Emergência.

Alerta

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) alerta para baixos índices da umidade relativa do ar. Orienta a população para que evite atividades ao ar livre e exposição ao sol nos horários entre as 10 da manhã e 17 horas; principalmente no período vespertino, entre 14 e 16 horas, quando a umidade do ar fica ainda mais baixa. É importante a ingestão de bastante líquido para não ter problemas com desidratação, comuns em épocas com clima seco.

Outra recomendação da Cedec é evitar fogueiras perto de matas e florestas, uma vez que o tempo propicia a incidência de incêndios florestais. Para os motoristas que trafegam em regiões sujeitas a incêndios, recomenda-se que não joguem pontas de cigarros para fora dos veículos, e que tenham atenção redobrada, devido à baixa visibilidade provocada pela fumaça.