Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 4 de Março de 2024

Sidrolandia

MEC aproveita encontro de prefeitos para incentivar ensino integral

Segundo o MEC, mais de 30 mil instituições participam do programa, que amplia a jornada escolar para sete horas e oferece reforço escolar, esporte, cultura e lazer aos estudantes

Terra

29 de Janeiro de 2013 - 07:53

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou uma equipe de técnicos para orientar gestores de todo o País que participam até quarta-feira Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF). O objetivo é oferecer informações sobre a educação em cada município e incentivar a participação das administrações em programas da pasta, como o Mais Educação, que oferece educação integral para alunos do ensino fundamental e médio.

Segundo o MEC, mais de 30 mil instituições participam do programa, que amplia a jornada escolar para sete horas e oferece reforço escolar, esporte, cultura e lazer aos estudantes. A meta é atingir 60 mil escolas até 2014.

No encontro, os prefeitos podem participar de oficinas sobre diversos temas e programa oferecidos pelo MEC, como os de transporte escolar, mobiliário escolar, educação digital, merenda escolar, livro didático, educação no campo, acesso ao ensino técnico, planos nacional e municipais de educação, prestação de contas e piso salarial do professor.

O pagamento do piso, que teve reajuste anunciado este mês pelo ministro Aloizio Mercadante, é um dos maiores pontos de conflito entre o governo federal e a Confederação Nacional dos Municípios, que critica o reajuste a partir do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A proposta dos prefeitos é que o aumento seja baseado na inflação.

Por volta das 10h30 de terça-feira, Mercadante fará uma palestra aos prefeitos e o piso está entre os assuntos que devem ser discutidos. O MEC ainda disponibilizou um estande com materiais informativos sobre os programas da pasta.