Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Ministério cancela 1,7 mil benefícios do Bolsa Família em MS

A atualização das informações no Cadastro Único alcançou um percentual médio de 77% do público envolvido

Assessoria

22 de Fevereiro de 2011 - 14:00

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cancelou 273.263 auxílios no mês de fevereiro, de um total de 1,1 milhão de famílias que precisaram passar pela revisão cadastral em 2010. Em Mato Grosso do Sul, 1.737 famílias terão o benefício cancelado por ausência de revisão.

A atualização das informações no Cadastro Único alcançou um percentual médio de 77% do público envolvido. No Estado, o índice foi maior: 86%.

A cada dois anos, os beneficiários do programa de transferência de renda do Governo Federal necessitam ir à prefeitura do município em que moram e confirmar ou alterar suas informações cadastrais.

Desde 2009, todo ano é realizada a revisão de quem completou dois anos no cadastro e está sem atualizar seus dados. Em fevereiro de 2010, foram cancelados cerca de 550 mil benefícios de famílias que não atenderam ao chamado do MDS. À época, 3,4 milhões precisavam renovar as informações no Cadastro Único, base de dados dos programas sociais.

Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações imprescindíveis para a boa gestão do programa de transferência de renda, que atende 12,9 milhões de famílias. Para continuar a receber os valores do programa, além da atualização de dados, os beneficiários precisam manter os filhos na escola e a agenda de saúde em dia.