Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

MPE se reúne na Câmara para tentar resolver impasse entre índios e produtores

Segundo Bacha, os índios invadiram o local, expulsaram os funcionários sob ameaças e depredaram completamente o lugar

Flávio Paes

13 de Maio de 2011 - 12:09

Hoje a partir das 13h acontece uma reunião entre representantes indígenas e o Ministério Público Estadual (MPE) na Câmara Municipal de Sidrolândia (MS), com o objetivo das autoridades escutarem as reivindicações dos índios e tentarem chegar a um acordo.

O presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, um representante da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e o proprietário da Fazenda 3R, Roberto Bacha (ex-presidente da Iagro) devem participar da reunião.

Desde terça-feira (10), cerca de mil índios Terenas da aldeia Buriti invadiram e ocuparam a Fazenda 3R, em Dois Irmãos do Buriti (MS).

Segundo Bacha, os índios invadiram o local, expulsaram os funcionários sob ameaças e depredaram completamente o lugar. O proprietário informou que esta tomando providências de ordem jurídica para resolver a situação, “Somente após a reunião de logo mais vou poder saber o que os índios estão alegando e quais as desculpas que eles vão dizer. Se a situação não for resolvida logo, haverá conflitos entre produtores e indígenas na região", completa.

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) afirma que os índios estão reivindicando agilização no processo que vai demarcar as terras indígenas que já está tramitando na justiça. A assessoria da FUNAI diz que os índios não entendem que o processo passa por várias fases e cada uma delas demora certo tempo.

Em relação à ocupação, a FUNAI informa que assim como o proprietário tem direito de cobrar na justiça pelos danos, os índios têm o direito de cobrarem agilização do processo.