Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 25 de Maio de 2024

Sidrolandia

MS supera meta no levantamento do Censo 2010

Na colocação nacional, Mato Grosso do Sul é o quinto estado com maior número de recenseados, até agora

Diario - MS

17 de Agosto de 2010 - 16:13

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, ontem, o levantamento das duas semanas de trabalho do Censo 2010. Mato Grosso do Sul ficou acima da meta estabelecida pelo instituto (9,1%), tendo 22,4% dos domícilios do Estado visitados. Na colocação nacional, Mato Grosso do Sul é o quinto estado com maior número de recenseados, até agora.

Em Dourados, cerca de 180 recenseadores estão percorrendo os mais de 50 mil domicílios. Segundo o coordenador do Censo na cidade e nos distritos, Fernando Gallina, a recusa está sendo abaixo do esperado este ano. “Estamos tendo uma boa receptividade e o trabalho está sendo tranquilo. Já trabalhamos com uma possibilidade de recusa, mas com a rapidez do processo estamos tendo boa aceitação nos domicílios da região”, afirma o coordenador.

Em Dourados, os recenseadores trabalham, por enquanto, na área urbana e indígena. “Tivemos o apoio da Funai para entrar nas aldeias e o trabalho está caminhando com tranquilidade. O pessoal está bem informado e, com a boa aceitação, estamos indo bem mais rápido do que esperávamos “, informou a coordenadora de Área do Censo, Jeize do Amaral Carvalho.

O levantamento deste ano é o 12° Censo Demográfico do País. A pesquisa que percorre 58 milhões de domicílios brasileiros irá possibilitar o mapeamento das condições de vida da população de cada município do Brasil. O Censo é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos. O questionário do Censo foi amplamente discutido e traz perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000 e revelar um novo retrato do País.