Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Novembro de 2021

Sidrolandia

Municípios devem enviar dados do Censo Escolar até dia 22 deste mês

O alerta da Confederação se dá uma vez que isso pode dificultar os investimentos e a manutenção do ensino público.

DE BRASILIA

04 de Outubro de 2013 - 13:45

Prazo para os municípios enviarem os dados preliminares do Censo Escolar 2013 termina dia 22 de outubro. A CNM (Confederação Nacional de Municípios) chama a atenção dos gestores municipais para que façam à inserção das informações no sistema Educacenso – pela internet – antes do termino do período.

Além disso, o departamento técnico de Educação da CNM orienta que os gestores de ensino e diretores das escolas fiquem atentos ao preenchimento e envio de todas as informações solicitadas. Isso, porque devem ser cadastrados no Censo Escolar 2013, os alunos matriculados e com frequência regular à escola até o dia 29 de maio deste ano.

O Censo é utilizado, anualmente, para fazer o diagnóstico da Educação no País. Os dados são usados de referência para a formulação de políticas educacionais e para a determinação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Também para implementação e distribuição de recursos dos programas federais como Merenda e Transporte Escolar. Caso os municípios não informarem os dados podem ficar sem receber os recursos dos programas federais. O alerta da Confederação se dá uma vez que isso pode dificultar os investimentos e a manutenção do ensino público.