Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 4 de Março de 2024

Sidrolandia

No Brasil, 72% não sabem o que é Copa das Confederações

Terra

27 de Março de 2013 - 16:00

A menos de três meses da abertura da Copa das Confederações, 85% dos brasileiros não entendem direito o que é o torneio e, destes, 72% não sabem do que se trata. Esta foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela Hello Research, que entrevistou mil pessoas de 16 a 70 anos em todas as regiões do país no início do mês de março.

Aos entrevistados foi feita a pergunta: "sobre a Copa das Confederações, você sabe o que é?" e 72% responderam que não. Aos 28% que responderam saber o que é o torneio, apenas 53% responderam corretamente.

"Ou seja, na verdade apenas 15% dos brasileiros sabem exatamente o que é a Copa das Confederações, nos dando a surpreendente realidade de que 85% das pessoas simplesmente desconhecem o evento, ou ainda fazem muitas confusões sobre seu significado e importância", afirmou Davi Bertoncello, diretor executivo da Hello Research e o responsável pela coordenação da pesquisa.

A região Sul e Nordeste do país lideraram o índice de respostas certas: 74 e 66%, respectivamente. Pessoas com curso superior completo ou mais foram o grupo que mais souberam o que é o evento, com 70% dos que sabiam efetivamente.

A Copa das Confederações é disputada por oito seleções. Seis são as atuais campeãs continentais, mais o atual campeão mundial e o país-sede. Será realizada neste ano entre 15 e 30 de junho e é considerada pela Fifa como um evento-teste para a Copa do Mundo de 2014. Durante o torneio será possível testar operações de jogo, transporte, rede hoteleira, segurança, entre outros aspectos.

Apesar do desconhecimento sobre a Copa das Confederações apontado pela pesquisa, a Fifa informou que 75% dos ingressos para a competição já foram vendidos.