Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 21 de Junho de 2024

Sidrolandia

Ônibus da Saúde da Cassems estaciona amanhã na Prefeitura para atendimento

A secretaria de Saúde solicita que todos os pacientes pré-agendados estejam antecipadamente no local

Flávio Paes/Região News

17 de Agosto de 2012 - 09:36

Chega a Sidrolândia neste sábado o “Ônibus da Saúde” Cassems, adaptado como consultório equipado com sala de exames ginecológicos, mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias.  O veículo estará estacionado, a partir das 7 horas, no Pátio do Paço Municipal, Rua São Paulo nº 964, Centro.

A secretaria de Saúde solicita que todos os pacientes pré-agendados estejam antecipadamente no local, para que os atendimentos não sejam atrasados. Os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e do SUS municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames.

“Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, é o que conta a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, que é quem seleciona as pacientes da Cassems.

Desde o lançamento do programa, moradoras de várias cidades já foram atendidas pelos profissionais que acompanham o ônibus, e, em muitos casos, essas mulheres nunca haviam realizado um exame preventivo. Esse é o caso da beneficiária Cassems, Enir da Conceição. Com 63 anos, ela nem se lembra a última vez que realizou o exame Papanicolau.

“O tempo vai passando, a gente vai deixando e acabamos não fazendo esses exames tão importantes”, desabafa Enir. Viabilizador do programa, o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “Este plano de saúde é muito importante nesse processo. A função é tornar possível o que é necessário, e ações como essas são extremamente necessárias para a sociedade”, afirma Ayache.