Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 18 de Junho de 2024

Sidrolandia

Orelhão da Oi fará chamada de graça para fixo em três municípios de MS

No estado, a medida vale para Amambai, Terenos e Japorã, e a liberação se estende até o dia 31 de dezembro

G1 MS

28 de Agosto de 2012 - 15:27

A partir da próxima quinta-feira (30), moradores de três municípios de Mato Grosso do Sul vão poder fazer ligações locais gratuitas para telefone fixo a partir dos orelhões. É uma forma encontrada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para compensar acordos que não foram cumpridos pela empresa de telefonia fixa. No estado, a medida vale para Amambai, Terenos e Japorã, e a liberação se estende até o dia 31 de dezembro.

Em 2011, a agência exigiu das operadoras os orelhões funcionando e uma escala de implantação de novos aparelhos, principalmente em cidades pequenas. As empresas foram obrigadas a manter quatro telefones públicos para cada mil habitantes. Uma das concessionárias não cumpriu o prazo, e em 2.020 municípios brasileiros, os usuários vão podem usar o orelhão gratuitamente.

A operadora de telefonia Oi informou que o cronograma de melhorias dos orelhões foi prejudicado por "questões alheias à vontade da companhia". Segundo a empresa, houve um atraso na entrega de 135 mil equipamentos por parte de fornecedores nacionais. "A Oi acrescenta que continua trabalhando no plano de recuperação dos orelhões e tem intensificado os esforços para mitigar os problemas enfrentados ao longo de sua execução", informou a empresa, em nota. A operadora garante que cerca de 252 mil aparelhos serão trocados até o ano que vem.

As concessionárias precisam ainda apresentar uma planilha de distribuição dos orelhões nos estados. De acordo com a Anatel, existem 760 milhões de telefones públicos no Brasil. O Procon-MS deve pedir nos próximos dias um levantamento de como estão os telefones públicos em Mato Grosso do Sul para verificar se outros municípios podem ser inseridos no programa de gratuidade.