Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Abril de 2024

Sidrolandia

Orquestra Sinfônica se torna realidade com recursos do FIC

Contemplado pelo FIC/MS na compra de instrumentos musicais, o projeto visa à implantação da Orquestra Sinfônica de Sidrolândia e à formação de novos músicos

Franciane Trindade/Região News

16 de Julho de 2011 - 10:52

Orquestra Sinfônica se torna realidade com recursos do FIC
Aula abre projeto da Orquestra Sinf - Foto: Emmileny Monteiro/Regi

Com apoio do governo do Estado, por meio de patrocínio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, foi realizado neste sábado (16) na sede da Banda Municipal de Sidrolândia, a aula inaugural do projeto Adágio - Orquestra Sinfônica. 

Contemplado pelo FIC/MS na compra de instrumentos musicais, o projeto visa à implantação da Orquestra Sinfônica E à formação de novos músicos. A idade mínima para participar do Adágio é de 12 anos.

O projeto foi encaminhado pelo Maestro Carlos Albebrto Alexandre da Silva, que há 20 anos lidera também a Banda Municipal do município. O Adágio utilizará toda a experiência acumulada na banda para criar a mais nova sinfônica do Estado.

Esteve presente no evento o presidente do Fórum Estadual de Cultura e conselheiro Estadual de Cultura Robson Simões, o presidente da Fundação de Cultura do MS, Américo Ferreira Calheiros, representando o prefeito Daltro Fiuza o vice-prefeito Ilson Barbosa Junior, professor de instrumentos sinfônicos, Carlos Eduardo Gome, os secretários Nilo Servo, Marcio Marquetti, Rosimeire Camilo e Tania Rossato e os vereadores; Jean Nazareth e Dr Rosangela.

O Adágio – Orquestra Sinfônica de Sidrolândia é um dos 40 projetos que receberam recursos do FIC/MS este ano. Ao todo são 13 de literatura, 12 de música e 15 das áreas de artes cênicas, folclore, pesquisa, audiovisual, patrimônio cultural e formação.

"O FIC tem a finalidade de atender as demandas da comunidade, suas propostas, suas ideias", explica o presidente da Fundação, Américo Calheiros, revelando que em quatro anos já chegam a 147 o total de projetos contemplados, com investimentos de R$ 4,2 milhões.

Serviço:

A sede da Banda Municipal de Sidrolândia fica na Rua Nilo Peçanha, s/nº. Outras informações com o maestro Carlos, pelo telefone 9277-7678.