Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Julho de 2024

Sidrolandia

País tem atrasos em 16% dos voos domésticos

Cerca de 34% dos problemas são com serviços da Gol Linhas Aéreas

R7

03 de Agosto de 2010 - 08:25

O boletim das 8h desta terça-feira (3) da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) indica que 16% dos voos domésticos apresentaram atraso desde a meia-noite. São 76 dos 473 programados. Outros 16 foram cancelados (3,4%).

A Gol Linhas Aéreas é a empresa com o maior número de atrasos. São 65 voos dos 188 previstos, o que representa 34,6%. Outros 14 voos foram cancelados (7,4%).

Na segunda-feira (2), os atrasos em aeroportos de todo país atingiram um a cada quatro voos. A Gol teve mais da metade dos voos atrasados ou cancelados.

Os aeroportos ficaram lotados. Muitos passageiros tentavam viajar desde domingo (1). O caos foi provocado pelo aumento do movimento com o fim das férias escolares e também por uma falha no sistema de tripulação da Gol.

    Trabalhadores da companhia aérea marcaram uma paralisação de 24 horas para o próximo dia 13 de agosto. Eles reivindicam melhores salários, plano de saúde, fim do excesso de jornada e assédio moral. A empresa disse que colocou funcionários extras para tentar amenizar o problema.

Os juizados especiais do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília registraram 104 queixas até o fim da noite de segunda-feira. O número de ações contra as companhias aéreas, porém, ainda é muito pequeno perto da quantidade de passageiros prejudicados em momentos de caos; ontem foram cerca de 50 mil.

Segundo resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicada em junho deste ano, o consumidor tem direito a acesso à internet e facilidade de comunicação depois de uma hora de atraso, alimentação adequada a partir de duas horas, e hospedagem a partir de quatro horas.