Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 25 de Maio de 2024

Sidrolandia

Paranhos: Programa de reforma de pastagem esta alcançando suas metas

Na ocasião, o jornalista denunciou que a apreensão de sete computadores da redação do seu jornal teve motivação política.

Jaime Mel/Região News

18 de Agosto de 2010 - 10:30

Paranhos: Programa de reforma de pastagem esta alcançando suas metas
Programa de reforma de pastagem esta alcan - Foto: Jaime Mel

Com o objetivo de aumentar a produtividade do município de Paranhos/MS, e incentivar os produtores rurais, a adotarem posturas adequadas no manejo e conservação do solo e da água, utilizando-se tecnologias e metodologias de correção, manutenção e fertilização de solos, e conseqüentemente promover um desenvolvimento economicamente sustentável no meio rural do município, esta sendo desenvolvido o programa “produzir mais em menos” e segue alcançando suas principais metas.  

A abrangência no primeiro ano do Programa é de 35 produtores do município, com uma área total de 100,2 ha/>/>, distribuídos na Gleba Paranhos, Assentamento São José do Jatobá, Assentamento São Cristóvão e Assentamento Vicente de Paula.     

CRONOGRAMA:

ETAPA

ÉPOCA

Amostragem e Análise Química

Maio / Junho - - CONCLUIDO

Entrega da Análise Química e Medição da Área (GPS)

Junho / Julho - - CONCLUIDO

Aquisição de Corretivos e Fertilizantes

Junho / Julho - -CONCLUIDO

Preparo de Solo e Aplicação de Insumos

Agosto – EM ANDAMENTO

Semeadura da Pastagem

Outubro

Sistema de Piqueteamento e Rotação de Pastagem

Novembro

Inicio de Pastejo

Dezembro / Janeiro

             

O programa é de responsabilidade do Engenheiro Agrônomo municipal Rômulo José Néri, o qual vem fornecendo suporte técnico aos produtores rurais, favorecendo deste modo o desenvolvimento rural por meio da difusão de tecnologias. 

O programa conta com apoio do Laticínio PARMESUL, do presidente do Sindicato Rural Sr. Moacir João Macedo, e de todos os lideres do meio rural do município. 

“O desenvolvimento do PROGRAMA DE REFORMA DE PASTAGEM-2010, irá impactar diretamente na bacia leiteira do nosso município, pois como o próprio lema é “Produzir MAIS em MENOS”, hoje a exploração ocorre de forma extensiva, com uma taxa de lotação de aproximadamente 01 animal/ha, e sem qualquer tipo de manejo, onde a base do PROGRAMA é a realização da correção e fertilização do solo, de acordo com cada propriedade, que como conseqüência irá proporcionar uma exploração intensiva elevando essa taxa de lotação de 01 para 05/animais/ha, a abrangência do programa de 100,2ha nos permite uma projeção de produção leiteira de aproximadamente de 5000 litros/dia, apresentando um incremento na bacia leiteira em torno de 400%, tornando desta maneira a propriedade rural economicamente sustentável.” Comentou Rômulo José Néri.