Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

PF conclui inquérito e identifica três tipos de boatos sobre Bolsa Família

Todas as linhas de investigação foram apuradas, para saber se houve articulação na divulgação do cancelamento do programa, mas não vingaram.

Uol

12 de Julho de 2013 - 16:53

A Polícia Federal (PF) concluiu a investigação sobre os boatos do Programa Bolsa Família, em maio, que resultaram em mais de 900 mil saques em um único fim de semana, entre 18 e 19 de maio.

O relatório aponta que três tipos de boatos surgiram de forma "espontânea", sem ação de uma pessoa ou grupo. O motivo seria a antecipação do pagamento, pela Caixa Econômica Federal (CEF), do pagamento do mês de maio.

A PF conclui que os boatos circularam pelos 12 Estados onde houve corrida a CEF: a antecipação do pagamento por motivos diversos, a informação de um possível adicional em virtude do dia das mães e a notícia de um suposto cancelamento do programa.

Para chegar à conclusão, a PF identificou e entrevistou 180 beneficiários dos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro.

Entre os interrogados estavam os primeiros sacadores das cidades de Ipu (CE) e Cajazeiras (PB) – onde ocorreram os primeiros saques-- além de outros beneficiários que foram às agências bancárias a partir das 11h do dia 18 de maio em outras cidades.

Ao todo, 64 gerentes da Caixa Econômica Federal nas localidades onde ocorreu o maior volume de saques foram ouvidos. A PF concluiu que aproximadamente dos beneficiários que sacaram estavam 40% retiraram o dinheiro na data correta. Todas as linhas de investigação foram apuradas, para saber se houve articulação na divulgação do cancelamento do programa, mas não vingaram.

"Não ficou configurada a utilização de rádios comunitárias, telemarketing ou empresa contratada para a disseminação da informação de cancelamento do programa. Apenas uma beneficiária no Rio de Janeiro noticiou ter recebido telefonema a respeito, depoimento que não se repetiu em nenhuma outra oitiva", afirmou a PF.