Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Pioneiro da internet, Paul Baran morre aos 84 anos

A intenção de Baran era construir uma rede de comunicações distribuída, menos vulnerável a ataques ou a quedas do que redes convencionais

G1

28 de Março de 2011 - 15:22

O engenheiro responsável por desenvolver a parte técnica dos fundamentos da Arpanet, Paul Baran, morreu aos 84 anos no sábado (26) em sua casa na cidade de Palo Alto, na Califórnia. De acordo com a família, ele lutava contra um câncer de pulmão.

Paul Baran nasceu em 29 de abril de 1926 na Polônia. Seus pais se mudaram para os Estados Unidos em 1928. Ele cresceu na Filadélfia onde seu pai tinha um mercado e ele fazia entregas em domicílio.

No começo da década de 1960, Baran teve a ideia de "quebrar" os dados enviados pela rede em pequenos pacotes, o que ele chamou de "blocos de mensagem" (message blocks, em inglês). Dessa forma, as informações são enviadas em pequenos pedaços e reconstruídas ao chegar no seu destino, como funciona até hoje na internet.

A intenção de Baran era construir uma rede de comunicações distribuída, menos vulnerável a ataques ou a quedas do que redes convencionais. Ele queria que as informações continuassem trafegando normalmente em caso de um ataque nuclear. Em uma série de documentos publicados na década de 1960, ele sugeriu que as redes deveriam ser criadas com rotas redundantes para que, caso um caminho falhasse ou fosse destruído, a mensagem seguiria do mesmo modo para o destinatário.

Seu trabalho resultou na Arpanet, uma rede de comunicação entre cientistas que estabeleceu as bases da internet atual.