Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 20 de Outubro de 2020

Sidrolandia

Plantio do algodão está na reta final em Mato Grosso do Sul, diz entidade

A entidade também ressalta a importância do trabalho de monitoramento da presença de mariposas nas lavouras

G1 MS

06 de Janeiro de 2014 - 16:55

O plantio de algodão primeira safra está na reta final em Mato Grosso do Sul, conforme relatório divulgado no dia 2 de janeiro, pela Associação dos Produtores da cultura (Ampasul). O boletim tem dados coletados pelo técnicos da instituição entre os dias 23 e 30 de dezembro de 2013.

Conforme o levantamento da Ampasul, na região de Chapadão do Sul, 95% da área destinada ao algodão primeira safra já foi semeada e o plantio deve ser finalizado nos próximos dias. Já na região de Costa Rica e Alcinópolis, em razão de uma menor quantidade de chuva no período pesquisado, houve um bom avanço na semeadura, que atingiu 90% das áreas previstas. A projeção de conclusão do trabalho também é para os próximos dias.

Em contrapartida, a entidade aponta que no centro e sul do estado o plantio já estava encerrado, mas que em razão de uma chuva de granizo que afetou uma área de algodão, o produtor afetado teve de fazer o replantio da cultura.

Controle de pragas

A Ampasul detalha no boletim, que nas lavouras mais adiantadas da cultura já teve início a pulverização de defensivos para controle de algumas pragas, como o pulgão, a mosca branca, a broca-da-raiz e as lagartas do gênero Spodoptera.

A entidade também ressalta a importância do trabalho de monitoramento da presença de mariposas nas lavouras. A infestação é considerada baixa pelos técnicos da Ampasul, porém uma amostra chamou a atenção, na região de Costa Rica e Alcinópolis.

Nas armadilhas luminosas nessa região os índices variavam de 5 a 26 mariposas do gênero Helicoverpa capturadas por noite, porém em uma das propriedades monitoradas foram capturadas 254  mariposas da praga em apenas uma noite. Este caso está sendo analisado pelos técnicos da instituição.