Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Sidrolandia

Policiais do 3º BPM puxam fila de doação no Hemocentro

O alerta é para que se doe sangue antes da campanha de vacinação contra a gripe, que começa no dia 11.

Dourados Agora

06 de Abril de 2011 - 13:39

Homens e mulheres do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados estão dando exemplo de cidadania. Integrantes do cadastro do Hemocentro local, policiais do Grupo Especializado Tático Motorizado (Getam) passaram uma parte da manhã de hoje doando sangue. O objetivo é ajudar abastecer o ‘banco de hemoderivados’ que atende hospitais e clínicas de Dourados e outros 20 municípios da região.

Segundo a assistente social Rosa Fernandes, o Hemocentro está convocando todos os doadores para suprir o deficit de sangues dos tipos O- (doador universal) e o AB+. O alerta é para que se doe sangue antes da campanha de vacinação contra a gripe, que começa no dia 11.

"Quem tomar a vacina deve aguardar um mês para doar sangue e as pessoas que tiveram dengue precisam esperar de um mês a um ano, dependedo da gravidade do caso", explica Rosa.

O Hemocentro espera que os doadores compareçam nos próximos dias porque precisa precaver-se antes do feriadão da Páscoa, quando a coleta será suspensa dias 21 e 22, quinta e sexta-feira.

PODEM DOAR

Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro bem alimentados e munidos de documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

NÃO PODEM DOAR

Estão inaptos à doação de sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, portadores do vírus HIV ou de alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue, diabéticos que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral, mulheres grávidas ou que estão amamentando, com febre, menos de 50 quilos ou que tiveram perda inexplicada de 10% do peso em um mês.

Também não podem doar, epiléticos ou com crise de asma, quem passou por cirurgia, recebeu transfusão, tatuagem ou piercing há menos de um ano. Quem teve dengue deve aguardar três meses para doar. Pacientes que passaram por exame de endoscopia também devem aguardar um ano para voltar a doar sangue. O Hemocentro fica anexo ao Pronto Atendimento Médico (PAM), na Vila Industrial e a coleta é das 6h30 às 12h. Mais informações: 3424-0400 e 3424-4192.

GRIPE

Dourados pretende imunizar gratuitamente em torno de 20 mil pessoas durante a campanha que vai de 25 de abril a 13 de maio. No sábado, 30 de abril, dia “D” da campanha, a vacina vai estar disponível em todos os postos de saúde para grupos de risco que inclui pessoas com idades acima de 60 anos e indígenas.

Também serão imunizados crianças de seis meses a dois anos, gestantes e servidores da Saúde, como médicos, enfermeiros e atendentes, que estão em permanente contato com pacientes. Este ano o Ministério da Saúde não vai lançar campanha específica contra a gripe A (suina) já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o alerta de pandemia, porque os casos registrados são esporádicos.