Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prazo para entregar projetos para nova etapa do PAC 2 termina no dia 15

Midiamax

12 de Julho de 2011 - 18:53

Está sendo realizado o cadastramento dos municípios do Estado na nova etapa do PAC 2, que vai beneficiar cidades com menos de 50 mil habitantes, o chamado grupo 3. O cadastro abrange os setores de água e esgoto, foco da atuação da empresa no Estado. Desde o mês de junho, uma força tarefa, composta por cerca de 20 empregados da Sanesul, está levantando dados, preparando projetos e orçamentos, que serão entregues para a União, que vai realizar a seleção.

Desde o início do PAC, a execução das obras em Mato Grosso do Sul está acelerada e os resultados já são medidos nas maiores cidades (Corumbá, Ponta Porã, Dourados e Três Lagoas) que estão com obras concluídas ou em estágio bastante avançado. Agora, na nova etapa, a expectativa é conseguir incluir os municípios menores.

Ao todo, 54 municípios já foram cadastrados no setor de esgoto, solicitando cerca de R$ 500 milhões em investimentos. Na prática, esse cadastramento vai permitir que os recursos venham diretamente para o governo do Estado para aplicação nos municípios. O foco principal é a implantação de redes de esgoto - onde ainda não há - e ampliação dos sistemas já existentes. Este número pode aumentar, pois o prazo para a entrega dos projetos termina na sexta-feira, 15 de julho. No setor de água, o objetivo é garantir recursos para a ampliação dos sistemas existentes, acompanhando o crescimento das cidades. Até 15 municípios devem ser cadastrados.

Com os projetos entregues ao grupo 3 do PAC 2, a Sanesul aguarda a seleção, que será feita em conjunto pelo Ministério do Planejamento, pelo Ministério das Cidades e pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A lista de contemplados deve ser liberada até o dia 26 de agosto.