Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Sidrolandia

Prefeito diz que para conceder reajuste terá de promover mais demissões

O prefeito se mostra cauteloso sobre a extensão dos cortes e se pretende promover uma reforma administrativa para enxugar a máquina, que hoje tem 10 secretarias.

Flávio Paes/Região News

13 de Agosto de 2013 - 14:00

Foto: Franciane Trindade/Região News

Prefeito diz que para conceder reajuste terá de promover mais demissões

Servidores durante protesto no pátio de obras

Para atender a reivindicação dos servidores municipais, que cobram reajuste salarial retroativo a 1º de maio, o prefeito confirmou que terá de manter e aprofundar as medidas de economia promovidas em julho, quando aproximadamente 160 servidores foram demitidos (ou não tiveram os contratos renovados) e houve corte generalizado das gratificações que em alguns casos quase dobravam os vencimentos.

“Estamos avaliando um reajuste para atender apenas os efetivos”, confirma Ari Basso, que não vê outra alternativa a não ser promover novas demissões de forma criteriosa. “Temos que garantir o funcionamento da saúde e da educação”, pondera. Nestes setores, estão programados concursos em setembro, que permitirá a troca dos contratados pelo pessoal efetivo. 

A Prefeitura terá de manter as medidas de economia, com a demissão de funcionários. Os servidores públicos municipais efetivos terão reajuste salarial (em percentual ainda não definido) neste ano, apesar das dificuldades financeiras da Prefeitura que convive com a queda dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

O prefeito se mostra cauteloso sobre a extensão dos cortes e se pretende promover uma reforma administrativa para enxugar a máquina, que hoje tem 10 secretarias. O que se avalia é se valeria pena extinguir secretárias, pagar um preço político alto para garantir uma economia irrisória. Estão adiantados os estudos para a fusão das secretarias de Serviços Urbanos e de Infraestrutura, além da junção das secretarias de Finanças e Administração.