Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Prêmio Referência em Gestão Escolar 2010 recebe inscrições até 31 de maio

A premiação é uma importante ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras

Noticias MS

04 de Maio de 2011 - 09:40

As escolas da Rede Pública de Ensino têm até 31 de maio para fazer a inscrição no Prêmio Referência em Gestão Escolar Ano Base 2010. A premiação é uma importante ferramenta de mobilização e avaliação das escolas públicas brasileiras, que visa melhorar a gestão e a qualidade do ensino no País.

O objetivo do Prêmio Referência Gestão Escolar é contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de autoavaliação de seu processo de gestão, além de destacar e disseminar as experiências de referência na área. Assim, o prêmio tem servido, há mais de dez anos, como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da Gestão Escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.

A ideia é que ao inscrever a escola, o diretor e toda a comunidade escolar participem de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade do ensino e estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos pela identificação e reconhecimento de escolas que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.

Participação das Escolas

A participação no Prêmio Referência em Gestão Escolar Ano Base 2010 é aberta a todas as escolas de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) das Redes de Ensino Municipais e Estaduais de todo o Brasil, que realizem o processo de autoavaliação, respeitando as orientações do regulamento da premiação.

Ao fazer a inscrição, a escola deverá apresentar um dossiê contendo diversos instrumentos detalhados no Regulamento Prêmio Gestão Escolar Ano Base 2010, para demonstrar suas práticas de gestão.

A autoavaliação escolar deve ser pautada nas seguintes dimensões: gestão de resultados educacionais, gestão participativa, gestão pedagógica e gestão de serviços e recurso. Para realizar esta avaliação, a escola deve mobilizar seu Colegiado Escolar/APM, integrado por representantes de todos os segmentos da comunidade, realizando um trabalho abrangente, participativo e dinâmico.

Premiação

A melhor escola selecionada no Estado recebe uma premiação no valor de seis mil reais e o diploma “Escola Destaque Estadual”. Ao diretor da será concedida uma viagem para intercâmbio de experiências no Brasil ou no exterior. As seis escolas finalistas de todo o Brasil receberão dez mil reais. A vencedora leva 30 mil reais e o diploma “Escola Referência Brasil”.

A Secretaria de Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul incentiva as unidades escolares da Educação Básica das Redes Municipais e Estadual a participarem do Prêmio Gestão Escolar como uma oportunidade para as escolas realizarem a autoavaliação, elaborarem o plano de ação para melhoria da gestão e apresentarem ações bem sucedidas durante o ano de 2010.

Em 2010, a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar aconteceu no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, e reuniu as escolas públicas que se destacaram ao longo de 2009. Mato Grosso do Sul esteve entre as seis finalistas, selecionadas entre 2.391 instituições de todos os Estados brasileiros, com exceção do Amapá, Piauí e Pará, que não tiveram inscritos. O Estado foi representado pela Escola Estadual Paulo Freire, de Iguatemi. A diretora da escola, Cecília Welter Ledesma, viajou para os Estados Unidos com outros diretores de escolas públicas de 22 Estados e do Distrito Federal.

O Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC), Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Instituto Razão Social, Grupo Gol, Todos Pela Educação, Fundação Itaú Social, Gerdau e Movimento Brasil Competitivo. Em Mato Grosso do Sul, o prêmio é organizado pela Secretaria de Estado de Educação, por meio da Coordenadoria de Gestão (Coges/Suped). Informações com Francisca Ovando V. dos Santos, pelos telefones (67) 3318-2307, 2308, 2328, 2359, 2260 ou e-mail: [email protected] .