Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Programa do Senar/MS capacita jovens do meio rural

Conjuntura Online

28 de Abril de 2011 - 13:13

O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está selecionando jovens do meio rural, entre 14 e 18 anos, para participar do Programa JAA (Jovem Agricultor Aprendiz). Com início previsto para junho, a qualificação é oferecida gratuitamente e será realizada inicialmente em Pedro Gomes e Inocência. No total, cada município disponibilizará 45 vagas. Desenvolvida pelo Senar/MS em parceria com os Sindicatos Rurais municipais, a iniciativa já formou 617 jovens do Estado.

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos jovens do meio rural, incentivando o trabalho no campo. “Uma das premissas do JAA é formar jovens conscientes de suas oportunidades no campo. Para isso, nós oferecemos qualificação profissional com o objetivo de despertar no jovem o empreendedorismo necessário para a administração das atividades rurais”, destacou o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

Diante da necessidade de levar treinamentos de aprendizagem profissional rural, o Programa foi elaborado para atender jovens que estejam inseridos nas atividades agrossilvipastoris. A iniciativa teve início em Mato Grosso do Sul em 2009, quando formou 293 jovens. No ano passado, 324 adolescentes receberam a qualificação.

Segundo Clodoaldo Martins, ao concluir o curso o jovem deverá ser capaz de perceber a importância da administração rural e da produção agrossilvipastoris. “O principal é fazer com que o jovem reconheça e valorize as possibilidades profissionais que o meio rural oferece”, resume.