Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 14 de Junho de 2024

Sidrolandia

PSF recebem identificação de Programa Nacional de Melhorias na Atenção Básica

As primeiras unidades de saúde a receberem as placas foram as unidades Cleide Piran, Cascatinha e São Bento

Thaís Bett

04 de Setembro de 2012 - 07:51

Os Postos de Saúde do município de Sidrolândia estão recebendo, desde a semana passada, placas de identificação por fazerem parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A Secretaria Municipal de Saúde cadastrou o município em Novembro do ano de 2011, quando o programa foi lançado, porém, somente agora o Ministério enviou as identificações.

As primeiras unidades de saúde a receberem as placas foram as unidades Cleide Piran, Cascatinha e São Bento. Elas, junto da Unidade Rural do Capão Bonito I, serão reformadas e ampliadas através do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, Componente Ampliação, cujo objetivo é garantir estrutura adequada às equipes de Atenção básica para o desempenho de suas funções.

Criado em 2011, o PMAQ busca ampliar o acesso do cidadão aos serviços de saúde e melhorar o atendimento na atenção básica, garantindo um padrão nacional de qualidade por meio da avaliação de equipes de saúde. O programa eleva os recursos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que cumprem metas na qualificação do trabalho das equipes de saúde.

O processo de avaliação é realizado pelo Ministério da Saúde com o apoio de 38 Instituições de Ensino e Pesquisa de todas as regiões do país. Ao todo, serão aplicados questionários a 70 mil brasileiros (usuários do SUS) de todos os estados. Além do processo de avaliação, as equipes de saúde receberão educação permanente e apoio institucional do ministério.

O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e formam um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica: Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização. O programa integra a política Saúde Mais Perto de Você, lançada em 2011 pelo governo federal, cujo objetivo é incentivar os gestores locais (secretarias municipais e estaduais de saúde) a melhorar o padrão de qualidade da assistência oferecida aos usuários do SUS nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e por meio das equipes de A tenção Básica a Saúde.