Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Abril de 2024

Sidrolandia

Psicóloga da Reme reúne professores e funcionários

Demerval Nogueira

13 de Junho de 2011 - 10:42

Psicóloga da Reme reúne professores e funcionários
Psic - Foto: Demerval Nogueira

A psicóloga da Rede Municipal de Ensino (Reme), Isloany Dias Machado reuniu-se com os professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino do município de Glória de Dourados, para expor detalhadamente sobre o papel do psicólogo na educação e também para apresentar os trabalhos que serão desenvolvidos pelo serviço de psicologia nas escolas do município.

Dentre as funções preponderantes o psicólogo escolar tem como atribuições: a)-apoiar os professores para um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem; b)- auxiliar na elaboração do planejamento escolar; c)- identificar as causas das dificuldades de aprendizagem; d)- prevenir as dificuldades vivenciadas no processo de escolarização; e)- acolher alunos e profissionais quando surgir algum problema ou dúvida; f)- difundir e discutir temas no âmbito escolar relacionados aos conhecimentos da psicologia, que possam melhorar o processo educacional.

O trabalho será realizado em quatro frentes: com os professores, projeto “professor cuca fresca”, com os alunos, projeto “viagem ao universo do conhecimento”, com os pais, projeto “eu quero ‘pais’ na escola” e com os demais funcionários, projeto “eu con-vivo com a minha escola”. A psicóloga Isloany Dias destaca, “o objetivo deste trabalho com os professores é criar um ambiente em que se busca proporcionar à escuta e a aplicação de atividades que colaborem com os desafios encontrados na contextura escolar”.

Os alunos contarão com apoio psicopedagógico, os pais também serão orientados com o objetivo de levar informações e incentivar o seu comprometimento na educação dos filhos. E o trabalho com os demais funcionários tem como objetivo trabalhar um espaço de informação, troca e aprendizado, já que também fazem parte da comunidade escolar e é necessário que estejam inseridos e comprometidos com o bom desenvolvimento da educação.

Segundo o Artigo 205, da Constituição Federativa do Brasil: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Desta forma, a responsabilidade é de todos. A psicóloga Isloany Dias Machado é procedente do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e, recentemente foi aprovada em concurso público municipal e convocada para exercer as suas atribuições na área escolar do município.