Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Psicóloga de Glória de Dourados é selecionada para treinamento no Japão

A data da viagem está prevista para acontecer no dia 21de maio deste ano, e o retorno previsto para o mês de dezembro vindouro

Demerval Nogueira

26 de Abril de 2011 - 14:09

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e os governos locais do Japão, com o apoio do Ministério do Interior e de Comunicação deste país, bem como do Conselho de Autoridades Locais para as Relações Internacionais (CLAIR) procedeu à divulgação do resultado final do processo seletivo para o Programa de Treinamento de Autoridades Governamentais Locais (LGOTP).

O Programa de Treinamento de Autoridades Governamentais Locais, por intermédio da Confederação Nacional de Municípios selecionou duas psicólogas municipais para treinamento no Japão. De Glória de Dourados foi selecionada a psicóloga Janine Uchida, a outra é do Estado do Paraná.

O referido programa tem por objetivo prover o conhecimento teórico e técnico dos governos locais e japoneses e promover o desenvolvimento intelectual do profissional, sendo que o treinamento é por um período de seis meses, em tempo integral.

O primeiro mês será de intenso estudo da língua japonesa e será realizado na Academia Intercultural Japonesa de Municipalidades (JIAM), centralizada na prefeitura da cidade de Shiaga. Logo após este período iniciará a formação especializada na área de psicologia, que ocorrerá na Universidade de Tóquio.

Além da parte teórica, a psicóloga Janine Uchida irá estagiarna prefeitura da cidade de Gunma, onde receberá informações sobre as práticas das políticas públicas da Província de Gunma. Uchida também atuará nas escolas japonesas da Província de Gunma oferecendo assistência psicológica para estudantes brasileiros, descendentes de japoneses, que estão inseridos no sistema educacional japonês.

Janine Uchida destaca que, “as crianças brasileiras, cujos pais estão no Japão a trabalho, tem encontrado dificuldades de adaptação nas escolas japonesas devido às diferenças culturais, por isto se faz necessário o acompanhamento psicológico durante esse processo”, afirma a psicóloga.

A data da viagem está prevista para acontecer no dia 21de maio deste ano, e o retorno previsto para o mês de dezembro vindouro. Todas as despesas, tais como, aluguel, alimentação, água, energia, passagens aéreas de ida e volta e ainda, internet, plano de saúde e o treinamento serão pagos pelo governo japonês.

Uchida ressalta ainda, “objetivamos conhecer a vida japonesa, suas tradições, costumes e também compreender as necessidades dos estudantes brasileiros no país amigo, além de verificar as diferenças e semelhanças da psicologia aplicada entre o nosso país e o Japão”.

A psicóloga faz questão absoluta de agradecer o apoio recebido através do prefeito gloriadouradense Dr. Arceno Athas Júnior e da Dra. Carla Corbucci, secretária interina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pelo incentivo e o encorajamento em participar do processo seletivo.

Janine Uchida informa também, que não está encerrando seus trabalhos no município de Glória de Dourados, e que voltará a atender seus pacientes após o seu retorno, previsto para o final do mês de dezembro de 2011, quando reassume suas funções na Unidade Básica Central de Saúde (UBCS), de Glória de Dourados.