Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

PT faz ato com Lula e Dilma para rivalizar com evento tucano

pré-candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, e o presidente Lula participam hoje de um evento promovido por centrais sindicais em São Bernardo do Campo (SP)

Redação Notícias

10 de Abril de 2010 - 10:19

O ato, um debate sobre emprego e qualificação profissional, será a forma de o PT fazer frente ao lançamento hoje, em Brasília, da pré-candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência.

Repórteres da Folha contam bastidores das campanhas e viagens de Dilma e Marina

A rivalidade inclui a internet: enquanto o ato tucano terá comentários ao vivo via Twitter, transmitidos em um telão, o PT dará a chance a internautas de fazerem perguntas ao vivo. Ontem, Dilma negou que a agenda seja para contrapor o lançamento de Serra.

A jornalistas ela voltou a comentar a polêmica afirmação sobre o eleitorado mineiro votar nela para presidente e no candidato tucano ao governo, Antonio Anastasia. Disse que respeita um possível movimento "Dilmasia" e que não será autoritária a ponto de dizer o que o eleitor deve ou não fazer.

No começo da semana, em Belo Horizonte, Dilma não só elogiou o ex-governador Aécio Neves como defendeu a chapa "Dilmasia" ou "Anastadilma".

As declarações irritaram o PMDB e o PT de Minas, que estão em negociação para uma chapa de oposição ao PSDB. "O fato é que eu respeito o que o eleitor fizer, ninguém pode ser autoritário a ponto de falar: "Eu não respeito o que o eleitor quer fazer". Faça o eleitor o que quiser", disse Dilma, ressaltando, entretanto, que sua manifestação em Minas foi tirada do contexto -o de que ela defende uma candidatura unificada PMDB-PT.

Dilma disse ainda que não pretende fazer um apelo para que Ciro Gomes (PSB) desista de sua pré-candidatura à Presidência. Ela visitará o Ceará no início da semana que vem. Dilma falou depois de ter se encontrado com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, na Embaixada do Chile.

Ao meio-dia, em entrevista à Rádio Capital AM, de São Paulo, a pré-candidata afirmou que a eleição será difícil, mas que seu partido nunca esteve "tão preparado e amadurecido". Sobre Lula, disse querer "que ele tenha essa presença bendita de conselheiro" caso seja eleita.

Dilma afirmou ainda que vai continuar comparando o governo Lula com o de seu antecessor. "Eu vou fingir que não participei do governo Lula porque os outros têm vergonha de ter participado do governo Fernando Henrique?", disse.