Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Puccinelli reafirma prioridade de projetos estratégicos e compromisso com 15 metas

André Puccinelli e Simone Tebet entraram no plenário conduzidos por uma comissão de deputados

Noticias MS

03 de Janeiro de 2011 - 09:54

Puccinelli reafirma prioridade de projetos estratégicos e compromisso com 15 metas
Andr - Rachid Waqued

André Puccinelli é oficialmente governador de Mato Grosso do Sul pela segunda vez. Ao lado da vice-governadora, Simone Tebet, André foi empossado no cargo em cerimônia que lotou o Plenário Julio Maia, na Assembleia Legislativa, na manhã de sábado (1º de janeiro). No primeiro pronunciamento, o governador reafirmou que pretende trabalhar para concretizar os nove projetos estratégicos de desenvolvimento do Estado, e colocar em prática as ações das 15 metas prioritárias que propôs durante a campanha ao cargo.

André Puccinelli e Simone Tebet entraram no plenário conduzidos por uma comissão de deputados. Na sessão, presidida pelo deputado estadual Jerson Domingos, o governador prestou o compromisso constitucional, assinou o Termo de Posse, e recebeu a faixa de governador.

Em seguida, o presidente da Assembleia Legislativa fez a declaração oficial de outorga, pela casa de leis a André Puccinelli, do “poder que a comunidade houve por bem lhe conferir, por via democrática, no dia 3 de outubro de 2010”.

No pronunciamento, Puccinelli lembrou do compromisso da posse em seu primeiro mandato, há quatro anos, e destacou avanços na proposta de começar a “construir soluções, através da difícil e árdua arte do trabalho”.   De administração cabisbaixa, encolhido pelo peso de um déficit mensal crônico em suas contas, e incapaz de planejar o dia seguinte, o Estado avançou, a partir de marcos como a inclusão de projetos no Programa de Aceleração do Crescimento e o lançamento do MS Forte - Ações para o Desenvolvimento, ressaltou o governador.

Os R$ 3 bilhões de investimento do MS Forte - 80% oriundos de fontes próprias ou viabilizados pela retomada da capacidade de pagamento do Governo do Estado – ajudarão a dar andamento a projetos prioritários de desenvolvimento, especialmente os nove grandes empreendimentos infraestruturais que preparam o Estado para interiorizar a industrialização e crescer sem parar nos próximos 30 anos, pelo menos.

André pretende manter a forma de trabalho de parceria com o governo federal e os municípios na concretização desses projetos, que já somam quatro em execução, três em fase de projeto executivo, e dois ainda dependendo de viabilização.  A pavimentação da BR-040, e o incentivo à produção de etanol até seis bilhões de litros para viabilizar o poliduto são lutas que o governador vai manter nos próximos quatro anos.

Puccinelli disse que na inauguração desta nova etapa de trabalho, tem a responsabilidade renovada e serena consciência do dever cumprido. “Cumprimos todas as metas estabelecidas. E mais: as análises técnicas e os dados financeiros indicam que em todas as áreas da administração estadual, conseguimos fazer mais em quatro anos do que foi realizado nos oito anos anteriores a nossa gestão”, destacou.

Entre os principais resultados, elencou: mais de 40 mil novas casas populares; 100 mil famílias atendidas pelos programas sociais; construção de 1.600 quilômetros de redes de distribuição de água e coleta de esgoto; contratação de 2.215 policiais e mais de 1.000 viaturas para a segurança adquiridas com recursos próprios; a entrega de quatro hospitais regionais e evolução na educação, com os uniformes, kits de material escolar e professores valorizados. Um dos avanços, é a posição atingida neste mês de janeiro de 2º lugar no ranking do piso salarial dos professores.

“Agora, é hora de continuarmos sonhando juntos e olhando para frente”, propôs, ao anunciar a determinação de implementar o Plano 15 que foi apresentado e discutido com a sociedade de todos os municípios. Essas propostas partem do que já foi conquistado em cada área, para, dali avançar ainda mais, incluindo:  

1-    Promover o desenvolvimento econômico e social de forma equilibrada, gerando empregos sem causar danos ao meio ambiente.

2 – Reduzir a criminalidade e a violência com o trabalho integrado de todas as forças da segurança pública.                                                      

3 – Contínuo avanço do ensino na formação da juventude com a ampliação das Escolas Profissionalizantes, abertura de novas escolas de período integral e valorização dos professores.

4 – Junto com as prefeituras, dinamizar os atendimentos de emergência do Samu, implantar Centros Regionais de Especialidades e continuar executando o maior programa de saneamento básico da história deste Estado. 

5 – Na área habitacional, garantir casa própria e dignidade para mais 50 mil famílias.

6 – Prioridade social no combate à pobreza, à discriminação e à desigualdade, juntamente com a geração de renda e qualificação profissional.

7 – Trabalhar com a bancada federal para concluir os projetos estratégicos de desenvolvimento que contribuem para a expansão do processo industrial e geração de empregos em todas as regiões.

8 – Manter e ampliar os incentivos fiscais que têm atraído empresas, gerado empregos e diversificado a matriz econômica do Estado.

9 – Continuar incentivando a produção com a adoção de modernas tecnologias, elevando os índices de produtividade no âmbito do agronegócio e demais atividades econômicas.

10 – Qualificar as políticas de incentivos às pequenas e microempresas e à agricultura familiar. 

11 – Aprimorar as políticas de qualificação dos  trabalhadores, criar ambiente de inovação e criar polos tecnológicos estaduais.

        

12 – Concretizar a construção do Aquário do Pantanal, a pavimentação da rodovia Bonito-Bodoquena e a chegada do Trem do Pantanal a Corumbá, como instrumentos que vão cooperar para consolidar a condição de Mato Grosso do Sul como destino turístico preferencial nos cenários nacional e internacional.

13 - Promover a valorização profissional dos servidores estaduais, elevando os níveis de eficiência do serviço público, para melhor qualificação e atendimento aos cidadãos.

14 – Asfaltar mais 1.000 quilômetros de rodovias, garantindo apoio aos setore  produtivos. Além das novas ferrovias, persistir na luta pela revitalização dos trechos já existentes no Estado. 

15 – Visando preparar atletas para as Olimpíadas de 2016 e fomentar a diversificação das modalidades esportivas, construir o Centro Olímpico, referência do incentivo ao esporte como fonte de vida saudável.